Saturday 13 February 2010

r.i.p. Alexander McQueen

O mundo da moda sofreu um abalo logo antes do início da temporada de desfiles: Alexander McQueen, de 40 anos, suicidou-se em seu apartamento no centro de Londres, deixando apenas algumas cartas privadas a amigos e parentes. Especula-se que Lee (como era conhecido pelos íntimos) não aguentou a morte de sua mãe, ocorrida uma semana antes, e o término de seu namoro.


Uma enxurrada de homenagens aconteceram - e provavelmente ainda ocorrerão - ao longo das semanas de moda de outono/inverno. McQueen deixa um legado imenso à estória da moda e, graças a Deus (ou à boa administração de empresas da PPR), François Henri-Pinault deixou claro que a marca continuará a existir. Ainda teremos a benção de ver a última coleção feita pelas mãos de McQueen, que será apresentada semana que vem em Paris. Infelizmente não será um desfile e sim uma apresentação fechada em salão para compradores e mídia convidados. Mas também, o que seria de um desfile sem McQueen e toda sua criatividade para a passarela? Talvez a PPR esteja com razão ao apresentá-la desta forma.

Só nos resta lamentar a morte de um GÊNIO da moda... Gênio em maiúsculo, porque McQueen é um dos pouquíssimos a quem realmente damos reverência. São aqueles raros que aparecem em qualquer ramo e revolucionam, fazem coisas que depois pensamos "como isso nunca existiu antes"?

Tive a honra de ver a coleção de outono/inverno 2009 de McQueen, exposta na Selfridges em Londres. Pode parecer loucura - e eu definitivamente sou louca por moda - mas chorei. Nunca havia visto tão de perto coisa tão linda, perfeita, com tanta riqueza de detalhes e tão bem acabada. Aliás, posso dizer que aquela foi a minha coleção predileta em muitos anos acompanhando moda e, quando tive o presente de vê-la tão próxima a mim, tive a certeza de que meus instintos não estavam errados a elegê-la como top.



long live McQueen.

0 comentários - Comente aqui!:

 
BlogBlogs.Com.Br