Sunday 21 March 2010

500 days of summer e a moda

O filme "500 days of Summer" é uma delícia. Ele passou no Brasil - com o nome "500 dias com ela" - primeiro no festival de cinema do Rio em setembro do ano passado, em outubro no festival de cinema de São Paulo e foi lançado em cinema dia 13 de novembro de 2009. Ou seja, eu estou BEM atrasada em falar dele.




Mas tenho uma ótima desculpa. Moro em um país onde filmes dublados são a regra, e não a exceção. E os cinemas de Barcelona que tem "versión original" são beeeem longe da minha casa. Junta-se a lonjura com a falta de vontade de pegar 55 minutos de transporte público e eu nunca mais vou ao cinema.

Um amigo comprou o DVD de "500 days of Summer" e o inauguramos aqui, vendo também as entrevistas e o "behind the scenes". O mais interessante - e o que se nota ao ver o filme - é o uso de uma paleta de cores azuis para as roupas de Zooey Deschanel e uma de tons de terra para Joseph Gordon Levitt, sendo que os azuis são usados somente por Zooey ao longo de todo o filme. E isso é tratado na entrevista com o diretor, Marc Webb, e também com a figurinista, Hope Hanafin.




Ambos falam bastante a respeito de criar um figurino que não fosse datado, com roupas que fossem um pouco mais "atemporais". Claro que isso é quase inatingível, mas o filme dá um ar de que poderia ter sido filmado facilmente nos anos 60 ou 70. O jeito vintage de Deschanel na vida real ajuda bastante, mas Hope Hanafin criou uma personagem que tem um jeitão "mid-western estiloso". Ela procurou roupas que a personagem Summer pudesse realmente comprar - ou seja, todas as roupas vem de lojas vintage ou de lojas como Old Navy ou BCBG (à exceção do vestido na cena do casamento, que foi encomendado especialmente para o filme, abaixo).




Nem preciso comentar que o figurino do filme é *DE MORRER*. Eu adoro um estilo "vintage chic' que Zooey Deschanel já usa no seu dia-a-dia, mas a estética do filme todo é deliciosa. Dá vontade de ter todas as roupas que Summer usa (ok, talvez algumas em outras cores que não azul e beges) e querer que a outra metade da laranja use todas as roupas que Tom usa.Vale dizer que o armário de Summer e Tom combinam super com o meu e de meu marido... E mais: a trilha sonora do filme também super combina com meu I-pod (mas isso fica pra outro post - e outro blog!).



**** SPOILER ALERT****

atenção!!! Se quiser ver o filme e não sabe de nada, não leia mais a respeito!




Eu vi o filme já sabendo sobre essas notas interessantes - sabe como é, coisa de fashionista, não vê o filme mas sabe tudo sobre o figurino! - e por isso mesmo fiquei com o olho aberto pra notar esses meros detalhes de figurino que passam completamente desapercebidos, assim como o que esse figurino poderia representar. 




Marc Webb disse em entrevistas que queria colocar Summer com uma paleta de cores azul porque os olhos de Zooey são bem azuis, e com isso os destacaria mais. Também assume que ele queria contar a estória através dos olhos de Tom (o personagem de Levitt), fazendo de Summer (a pesronagem de Deschanel) uma mulher especial e única. Usando os azuis somente para Summer, ela se torna única. E, na cena onde Tom vai trabalhar dançando pela rua e todos usam azul seria exatamente para representar como ele estava feliz e como o mundo se tornava cada vez mais parecido com ela.




O que me interessou mais ao longo de todo o filme era a escolha do azul. Ok, os olhos de Zooey são lindamente azuis e isso por si só já é uma ótima explicação. Mas eu fiquei interessada naquelas explicações de colégio, aquelas que dizem que Machado de Assis pensava em absolutamente todos os pingos no i's que colocava, sabe? Aquelas explicações que só aparecem na cabeça de críticos de cinema, de literatura, de moda, de arte. 




E o interessante é que, pra mim, ficou super claro ao final do filme. Summer é, na verdade, Winter. O inverno, fria, calculista. Blue, triste, desiludida. Tom sempre está com tons de terra porque eles são earthy tones, demonstrando seu lado acolhedor, quente, aconchegante. Preparado para se apaixonar e estabelecer um relacionamento, uma família. Pé no chão, sabe? Mesmo que perdidamente apaixonado. E, mais importante: Tom se veste com tons de terra porque Autumn é sua verdadeira parceira. Autumn, que na verdade é Spring. A menina que traz o amor, a renovação, o calor, a beleza. 




Adorei essa minha explicação - mesmo que ela não seja verdadeira. Talvez Webb, Hanafin e os produtores nunca tenham pensado nisso. Mas que ela dá uma importância deliciosa ao figurinismo desse filme, ah dão. Ah! E recomendo o filme para os que não viram, mas resolveram ler até aqui (hehe!). 


P.S.: Alguém mais ficou impressionada com a quantidade de similaridades entre esse filme e a série How I met your mother? Tom é arquiteto, se apaixona por uma mulher que não acredita em amor, seu melhor amigo conheceu a mulher da vida dele há anos... E tem muitas outras coincidências mais. Fiquei choquê. 

1 comentários - Comente aqui!:

Miss Wink Clothes said...

Ahh... como eu amo a Zooey e esse filme! (L)
:*

 
BlogBlogs.Com.Br