Wednesday 26 May 2010

Brasil é capa da Wallpaper

Eu já devia ter falado disso há tempos... mas, como sempre, tô atrasada. Tô desde o dia 18 segurando esse "post imaginário" na minha cabeça.

Quando cheguei em Londres -  literalmente, porque foi no aeroporto - me deparei com a nova edição da Wallpaper, "Born in Brazil". Rapidamente peguei a revista pra folhear, não resisti e comprei. No trem fui lendo tintin por tintin da revista que dizia na capa que o Brasil é o "the most exciting country on Earth". Ou seja, queria saber se estávamos honrando o elogio.






A edição teve três capas - uma com a foto do Rio no fundo, a segunda com São Paulo como pano de fundo para uma lindíssima Ana Beatriz Barros e a terceira é uma capa especial só para os assinantes da revista (e eu, infelizmente, não a achei na internet nem no site da Wallpaper).

A revista foi literalmente "born in Brazil" - ou seja, a Wallpaper montou um escritório em São Paulo (e alugou um apartamento no Rio de frente para o posto 6 na praia de Copacabana) somente para fazer essa edição. No editorial eles contam como todo o processo foi feito e como foram os três meses de investigação e vivência no país para montar a revista. E eu acho que eles pegaram a essência perfeita do Brasil, defeitos e tudo.



o escritório que a Wallpaper montou em São Paulo para fazer essa edição...


e o *humilde* apartamento alugado no Rio


Claro que o intuito nunca foi de mostrar "as mazelas e os problemas" do Brasil - afinal, a Wallpaper é uma revista de design e estilo. Por isso mesmo a forma como esses assuntos foram tratados foi super legal: com um viés realista mas sem críticas, juntando isso a um 'bolo" que forma a cultura brasileira.

O enfoque, claro, foi dado ao design, com páginas e páginas falando sobre arquitetos, artistas, designers de moda e de móveis, decoradores de interiores e pessoas influentes em geral. A entrevista com Eike Batista é super interessante de ler, assim como o especial "Garota da Laje" - onde um editorial de biquinis é posado pelas concursantes do campeonato de 2009 na favela do Vidigal. Além disso tudo se fala sobre moda brasileira com um enfoque mais do business e sobre o projeto de renovação do cais do Porto do Rio.


















Claro que tem estereótipo e idéia pré-concebida; mas quem não os tem? Gostei muito do resultado da Wallpaper e recomendo. Faz muito tempo que não vejo uma reportagem extensiva do Brasil, especialmente uma que mostra o que temos de melhor. Seja o melhor garotas da laje ou gênios da arquitetura.

0 comentários - Comente aqui!:

 
BlogBlogs.Com.Br