Monday 17 May 2010

Nails Inc. e esmaltes da Coca-Cola - a estória por detrás da parceria

Li no Linda e cheia de graça que a Coca-Cola estava lançando uma linha de esmaltes em parceria com a Nails Inc. Era só comprar duas garrafas de 500ml de Diet Coke na Boots que ganhava um dos quatro esmaltes desenvolvidos pela Coca Cola e pela Nails Inc. Achei a coisa estranhíssima e resolvi investigar... e como a Danie tá querendo os esmaltes, nada melhor que saber do que se trata!



os esmaltes da Coca Cola - nomeados NY, Paris, London e Milan,
eles evocam as quatro cidades que tem as semanas de moda mais importantes do mundo


Mas, para que todos entendam bem essa estória toda, vamos a pequenas explicaçõezinhas... A Boots é a maior rede de farmácias do Reino Unido. Juntamente com a Superdrug, elas devem deter quase que 100% do mercado nacional. E a Nails Inc. é uma super marca de esmaltes britânica e eles também tem diversos "nail bars" - seriam como uns mini-salões só pra fazer unhas, dentro de lojas de departamentos - por todo o Reino Unido. Dentro do país os esmaltes são bem conhecidos - e, se bobear, um dos mais vendidos.

Logicamente, dá pra perceber que a Coca-Cola não errou ao escolher as marcas para lançar um produto em conjunto.

No mais, a Diet Coke perdeu muito espaço por lá depois do lançamento da Coke Zero. A intenção da Coca Cola no Reino Unido sempre foi de ter a Coke Zero como uma bebida para "homens" e a Diet Coke uma bebida para mulheres. Talvez alguma pesquisa de opinião feita no país tenha visto que a palavra "diet" é mais relacionada à mulheres, sei lá... Mas a verdade é que todo o marketing da Coke Zero é direcionado a um público-alvo completamente diferente da Diet Coke. Pra vocês terem uma idéia, vejam só os comerciais mais recentes de cada uma das bebidas:





Olhem a diferença para os comerciais da Diet Coke - que são uma série baseada em temática de escritório:








Ou seja: por mais que a Coca Cola não tenha anunciado o por quê de uma linha especial de esmaltes, dá pra entender a jogada da promoção. E com cores próximas ao vermelho da logomarca da Coca e nomes que evocam as cidades-centro da moda mundial, nota-se claramente que a gigante de bebidas quer mesmo direcionar suas metralhadoras marqueteiras ao público feminino. Pelo menos o marketing tá sendo bom, né... tem já tanta gente querendo!

Não querendo ser assim, chatinha (mas já sendo) - acredito que esses esmaltes não serão vendidos e nem sairão do Reino Unido. Pela explicação acima acho que ficou bem claro que é uma estratégia destinada ao mercado interno do país. Então, quem quiser, vai ter que correr até uma loja da Boots até o dia 30 de junho e ver se ainda tem algum esmalte sobrando ao comprar duas Diet Coke. Porque ainda tem isso: é uma promoção limitada e sujeita à disponibilidade! Quem chegar primeiro ganha.

4 comentários - Comente aqui!:

Deborah Prates said...

Adorei o post querida! Bom demais saber o lado "B" da história...rsrs Adorei seu comentário sobre flats... arrancou sorrisos meus... Bjokas! [Lu]

Atelier da Filó said...

Ah!!! eu quero um esmalte da coca!!!

Geise said...

Oii
Tudo gira em torno de MKT. E quem melhor entende disso é a Coca cola.
Tinha curiosidade de usar os esmaltes, é uma pena que não façam esse tipo de campanha por aqui :(

Beijos,
http://meumundosobretudo.blogspot.com

Amanda Capellani said...

Eu amei esses esmaltes, principalmente o nude! Pena que não vai vender aqui, pq além de ser viciada em coca-cola eu AMO esmaltes!

Beijos
http://cheiadefrescura.blogspot.com/

 
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