Monday 3 May 2010

tendência: bolsas para o verão! (1)

Continuo a pedido da querida leitora Isabel para falar mais sobre acessórios! Dessa vez vou focar no meu segundo assunto favorito: as bolsas!

A próxima primavera/verão me parece a mais diplomática no que concerne as tendências de bolsas. Claro, sempre há as "novas" bolsas - aquelas que entram no mercado e são as novidades. Mas, pelo que vejo, desde que as cores e os detalhes estejam certos, pode-se ter uma bolsa em qualquer formato!

Dentre as "novidades", destaca-se a bolsa estilo mensageiro, também conhecida como "satchel". Ela vem à tona como uma das fortes tendências graças, em grande parte, à it girl e uma de nossas musas, Alexa Chung. Alexa recentemente entrou na lista das pouquíssimas mulheres que tem uma bolsa em seu nome. A Mulberry, ao ver que Alexa sempre carregava uma Roxanne ou uma Bayswater (ambas bolsas da marca) sempre "customizada" - com uma alça mais longa, para transpassar no corpo - resolveu fazer uma que existia essa alça mais longa. E assim criou a Mulberry Alexa.


chung com sua roxanne customizada, e depois com dois modelos da nova mulberry alexa


diversos modelos da mulberrry alexa


Claro, isso criou um furor em relação a este modelo de bolsas. Já há algum tempo as satchels vem crescendo no mercado - eu mesma já havia comprado uma no inverno do ano passado (2009-10) - mas creio que a criação da Mulberry Alexa fincou o bastião de it bag, e este tipo de modelo deve ser o mais procurado desta estação.




diversos modelos diferentes de bolsas estilo mensageiro, inclusive a alexa


Seguindo as bolsas estilo mensageiro - ou a bolsa estilo mensageiro que a seguiu? - são as bolsas transpassadas. Influência grande dos anos 80, as bolsas transpassadas já estavam na moda há um tempinho, e ainda seguem como fortes candidatas a bolsa mais procurada neste verão.


bolsas transpassadas nas passarelas de primavera/verão 2010


as celebs não deixam passar uma tendência, né...


O modelo da bolsa em si é mais do que variado - há bolsas florais, estilo mensageiro, estilo saco, mais para os anos 80 (evocando a bolsa Chanel 2.55), carteira, parecendo um laço, com tachas, com franjas... Ou seja, o mais importante é a alça seja suficientemente grande para que possa ser transpassada no corpo.




a verde da direita é a minha mensageira (e ainda a tenho em marrom)!


As bolsas estilo saco também estão de volta, seguindo a influência do final dos anos 80. Elas também pegam influência de diversos estilos, como náutico, rocker, entre outros. Eu bem me lembro da primeira vez que esse estilo de bolsa fez um grande sucesso, e a bolsa estilo saco da Victor Hugo - ela era mais estruturada - era um must entre as estilosas.








As bolsas estilo Chanel 2.55 também vem da influência dos anos 80. Mas agora elas evoluíram, e não mais vem com aquela cara de Chanel fake que todo mundo desfila por aí. As empresas viram que as pessoas gostaram da volta do estilo, e dão seus toques pessoais às bolsas com estilo de lady.








O mais importante mesmo é que a maioria delas ainda leva algum tipo de corrente, seja na alça inteira, ou pelo menos em algum detalhe. Mas definitivamente a maioria das bolsas deixa de ter a cara de "similar de Chanel" e passa a ter identidade própria.








As bolsas grandes também não sumiram. Sim, elas não estão no foco há algum tempo, mas isso não quer dizer que os designers tenham parado de fabricar bolsas em tamanhos maiores.












Pessoal, o post tá tão grande que resolvi dividir em dois. Então, preparem-se, que daqui a pouco vem mais sobre as bolsas que vão estar nos seus ombros no verão que vem!

1 comentários - Comente aqui!:

Bruno Ost said...

Adorei seu blog.
passando pra agradecer a visita!
Eu tb adoro bolsas, pena que não investem em bolsas masculinas. Gira tudo em torno das mochilas e bolsas de viagem.
Hasta!
;)

 
BlogBlogs.Com.Br