Monday 10 May 2010

tendência: stackable rings!

Eu acho que em todos os cantos do mundo tem mini-tendências, aquelas que ficam presas a um microcosmos e raramente chegam às passarelas ou ultrapassam os limites de cidade/estado/país/continente. Afinal, é assim que o estilo é criado - vemos que os norte-americanos tem uma paixão especial por jeans, os britânicos em se vestir meio loucamente, os parisienses em ter aquele je ne sais quoi, os cariocas sempre andarem com pouca roupa, e por aí vai.




E uma das coisas que notei que se transformou em micro-tendência sem ter aparecido em revistas ou passarelas foi a moda de usar anéis empilhados nos dedos. Empilhados mesmo; um monte de anéis juntos no mesmo dedo, transformando sua mão em algo espetacular. Eu, particularmente, adotei essa tendência e desde então não consigo sair de casa sem mini-pilhinhas de anéis nos meus dedos todos os dias.

Claro, é uma tendência até um pouco óbvia - com tanta coisa rocker e meio punk oferecida no mercado nos últimos dois anos, é até fácil de ver de onde a idéia surgiu.Balmain e Balenciaga até tiveram um excesso de jóias/bijuterias em suas passarelas, mas os anéis não foram vendidos como stack rings em suas coleções (o que, posso até dizer, um pouco estranho - vai ver sou eu quem estou com falta de informação...).


anéis de couro com ouro da By Boe


E, como toda tendência que vem das ruas, rapidamente os cool hunters e trend spotters viram que as pessoas estavam usando os tais anéis empilhados e de um dia pro outro todas as lojas vendiam os "stack rings" ou "stackable rings", as revistas falavam sobre eles e a mini-tendência de um microcosmos londrino se transformou em paixão nacional.




Claro que, depois de certo tempo, todas as fashionistas que amam Topshop e estão antenadas com o cenário de Londres pegaram essa tendência, e rapidamente ela foi se espalhando pelo continente europeu. Hoje é fácil encontrar anéis vendidos em conjunto em lojas como H&M, Zara ou Primark.


anéis em metais e pedras preciosas da Carat


Uma das marcas que se destacou pra mim - e foi uma das primeiras a aparecer (se não foi *a* primeira) foi a Daisy. Eles são especializados em fazer coleções de stack rings e todos são uma delícia! Eles vendem anéis individualmente ou já prontos em um set, todos fininhos e com detalhinhos, exatamente preparados para serem empilhados nos dedos.


extrato da página inicial do site da Daisy, com os diferentes tipos de anéis que podem ser comprados


O precinho é salgado - mas o site é fonte de inspiração pra quem queira mandar fazer seus anéis ou até mesmo para quem queira comprar por aí bijus no mesmo estilo. Pelo menos dá pra se ter uma idéia mais certa do que se está procurando.





Gostou da tendência e que adotar? Te dou uns conselhos.

Primeiro: enquanto bijuteria é infinitamente mais barata no exterior, jóias são beeeeem mais caras - e, normalmente, de inferior qualidade. Isso porque, enquanto estamos acostumados a ouro 18 quilates, o mais normal na Inglaterra, por exemplo, é 9 quilates. Ou seja, menos ouro na mistura da liga... Por isso, se for comprar anéis no exterior que sejam de metais preciosos, verificar quantos quilates tem e se o preço vale a pena. Se não valer - e você quiser fazer os anéis em metal precioso - aconselho escolher os modelos que mais gosta e pedir a alguém para fazê-los pra você.




Segundo: dado que essa é uma moda que pode sair de moda a qualquer momento, eu não me comprometeria com algo de longo prazo como um anel de metal precioso - a não ser que você goste mesmo do estilo e saiba que vai usar por, no mínimo, uns 5 anos. Se você não tem alergia à bijuteria, sijoga nas alternativas que a Topshop, H&M, Zara, e outras mil te oferecem.


nicole richie posando com sua coleção de anéis
de sua marca House or Harlow 1960 
(coleção outono/inverno 2009-10)


Terceiro: não tem acesso a nenhuma dessas lojas e tampouco gosta de comprar online no exterior? Compre anéis fininhos, com pequenos detalhes, que sejam fáceis de serem combinados com outros anéis. Não existem regras certas para os stack rings. Pode misturar ouro com prata, brilhoso com fosco, preto com branco, colorido com neon. O legal mesmo é mostrar a variedade dos anéis, por isso mesmo quanto mais diferentes eles forem, melhor. Só tem que ter a preocupação deles serem pequenos - stack rings gigantes não existe. Aí você tá sendo criadora de tendência... se ela vai pegar eu já não sei.




Quarto: Se você é avessa à anéis, ou acha que muita coisa junta fica estranho, mas mesmo assim quer tentar usar os stack rings, comece aos poucos. Uma boa opção são esses da foto abaixo; são somente dois ou três anéis juntos. Assim você pode ir se acostumando e, se gostar, comprar mais para adicionar aos que já existem no seu dedo.




 Essa moda pegou forte mesmo do meio pro final de 2009; ou seja, já tá mais que na hora de entrar no Brasil, não? E você, vai adotar os stack rings? Ou já os havia adotado?

5 comentários - Comente aqui!:

Anonymous said...

Bacana! Aqui no Brasil eu vejo mto o uso de anéis aparadores, o que já é meio caminho andado da tendencinha. Mas acredito que quanto mais anéis e quanto mais dedos ostentando-os, mais fashionista.
Bjs

Viciadinha em Make said...

Ai são lindos! Quero todos!
Kkkkkkkkkkk
Gisele =)
www.viciadinhaemmake.com

Ana Carolina said...

Oi, Carol! Primeiramente, obrigada pelo seu comentário. Realmente, aqui no Brasil, ainda mais quando vc não mora em São Paulo ou Rio de Janeiro, é mais difícil seguir certas profissões menos tradicionais. Quando eu escolhi fazer Direito sempre foi uma opção mais racional do que emocional. Sempre foi a busca por uma estabilidade, um salário razoavelmente bom, para poder então curtir outras coisas que eu gosto. O Direito não chega a ser uma coisa ruim pra mim. MAs também não é algo que me mantenha empolgada com o trabalho. Mas acho que vou tentar ir conciliando as coisas, ampliando meus horizontes e deixar as coisas acontecerem. Também não posso me dar o luxo de trocar o certo pelo duvidoso de repente, sabe como é.... Mas tudo bem.. Obrigada mesmo pelas dicas.
Mudando de assunto... adorei seu blog! E adoro essa coisa de misturar anéis empilhadinhos assim. É lindo! bjo!

Geise said...

Aqui onde moro, o pessoal é meio cri cri com essas coisas. Se for colocar varios aneis acham que é coisa de louco!! Olha morar em interior é f...!

Beijos,
http://meumundosobretudo.blogspot.com

Deborah Prates said...

Carol... Tocou no meu ponto FRACOOO. Acessórios - colares, ANÉIS, Braceletes. Não conhecia a marca. Adorei!! Gosto demais de usar anéis enormes ou misturas de anéis... Amo quando estou falando (pq falo com as mãos) e meus anéis puxam os olhos alheios... rsrs (sou normal??). BJOS!!!

 
BlogBlogs.Com.Br