Wednesday 22 September 2010

Première Vision e Milano Unica: preços e tendências

Há duas semanas aconteceu a feira textil Milano Unica e semana passada foi a vez da Première Vision, ambas trazendo novidades e materiais para a temporada outono/inverno 2011-12. Enquanto o mercado textil italiano celebra um aumento nas vendas, os profissionais que participaram da Première Vision estão preocupados com o futuro da indústria textil européia.



 o stand central da Première Vision


Tanto na Milano Unica quanto na Première Vision só se falava sobre o possível colapso da indústria e as razões dadas são as seguintes:
  • aumento significativo das matérias-primas: o algodão subiu uma média de 45%, a seda subiu por volta de 30% nos últimos 18 meses e a lã subiu 40% no último ano;
  • a capacidade financeira da China de comprar matérias-primas (e, claro, criar aumentos nos preços e diminuir a oferta internacional);
  • quedas nas colheitas mundiais - as chuvas impactaram fortemente as colheitas na Índia e no Paquistão;
  • as restrições nas exportações impostas pelos governos dos países produtores de matérias-primas, com a intenção de mantê-las para o mercado interno e pressionando o preço no mercado externo;
  • aumento drástico do número de consumidores dado o crescimento da economia mundial nos últimos 20 anos.
O que as pessoas esquecem é que os maiores produtores de matérias-primas texteis são países em desenvolvimento como China, Índia, Brasil, Paquistão, entre outros. E esses mesmos países tem populações enormes e com poder aquisitivo maior, se comparado a 20 anos atrás. Dessa forma a produção interna desses países cada vez mais é absorvida pela demanda interna. Outro grande problema deriva do aumento dos preços das matérias-primas. Com preços mais caros e num clima econômico atual desfavorável, grandes empresas não sabem se repassam o aumento dos custos para seus consumidores ou se terão que "engolir" esse aumento.



inspirações: novos tecidos e trabalhos


Os resultados desse novo ambiente econômico se mostraram nas feiras através de inovações em tecidos, que vão desde a misturas de fios mais baratos até gramaturas menores para tentar baixar os preços. Se por um lado inovações são sempre bem-vindas, por outro lado gramaturas menores envolvem uma certa perda na qualidade dos tecidos. E as misturas também tem seu efeito dominó: se todos passam a usar um tecido que mescla algodão com poliéster, o preço do poliéster tenderá a subir. Ou seja, solução imediata não há e a preocupação de vendedores e compradores da Première Vision e da Milano Unica são muito bem fundadas.


tecidos de camisaria na Milano Unica


Numa nota mais agradável, as tendências expostas na Première Vision e Milano Unica mostram que, apesar do medo envolvido com a parte econômica e financeira da indústria, as cores voltam a ter mais peso no inverno. Infelizmente não posso colocar aqui todas as coisas que vi mas dá pra dizer que as cores definitivamente são mais alegrinhas!

0 comentários - Comente aqui!:

 
BlogBlogs.Com.Br