Tuesday 7 September 2010

quem é Cheryl Cole? / who is Cheryl Cole?

Já li a respeito de Cheryl em diversos sites e blogs brasileiros, muitos não sabendo de onde e como a "it girl" surgiu, alguns repassando fatos inverídicos aos leitores. Ela também é capa da Vogue britânica no mês de outubro - apesar de tanto Photoshop que ela nem parece consigo mesma, e sim com uma semi-indiana, semi-japonesa. Como Cheryl mora no meu coração, já fazia um tempinho que queria escrever esse post por aqui e compartilhar com vocês quem é Cheryl Cole.


Cheryl fotografada por Patrick Demarchelier para a capa da Vogue UK
- tanto Photoshop que a menina parece indiana misturada com japonesa


Cheryl Ann Tweedy (seu nome de nascimento) chegou à fama através do programa Popstars: The Rivals. Diferentemente do American Idol ou do X Factor, o Popstars tinha a intenção de montar dois grupos - um boyband e um girlband - que iriam concorrer entre si para ver quem chegava ao topo das paradas na época do Natal. Os espectadores podiam, semana a semana, ir escolhendo seus favoritos para integrar as duas bandas e Cheryl foi uma das selecionadas. Assim foi formado o Girls Aloud, o girlband mais famoso no Reino Unido depois das Spice Girls.


Cheryl nos seus primeiros anos - 
sempre com modelitos de gosto extremamente duvidoso, inclusive em seu casamento


Cheryl veio de uma comunidade bem pobre de Newcastle, cidade no norte da Inglaterra. Desde pequena era apaixonada por dança e aos nove anos entrou para a escola do Royal Ballet. Aos 16, depois de vários pequenos trabalhos como modelo infantil e concursos, Cheryl largou a escola e começou a trabalhar como garçonete. Três anos depois participou da audição do Popstars: The Rivals e o resto virou história.


a evolução do look de Cheryl: a foto acima à direita mostra como os dentes foram "ajeitados", além do nariz, do cabelo e do emagrecimento


O estilo de Cheryl ao aparecer no Popstars pode ser comparado ao da "Sporty Spice": calças cargo enoooormes, tops curtos mostrando a barriga, bonés e tênis. O Girls Aloud como um todo tinha um estilo muito *duvidoso*, com roupas que ora beiravam o desleixo, ora similares a "moças da noite". De todo jeito o início do século XXI teve muito desses estilos, então elas não estavam muito fora do padrão... só um pouquinho exageradas.


os primeiros anos do Girls Aloud - roupas "meio estranhas"...


Ela adotou o sobrenome Cole ao se casar com Ashley Cole, jogador do Chelsea FC e da seleção inglesa, em 2006. Começou a namorar o jogador de futebol em 2004 depois de descobrir que eram vizinhos - ambos haviam comprado casas num condomínio fechado em Surrey assim que fizeram seus primeiros milhões! Nesse mesmo ano houve a Copa da Alemanha onde ela, juntamente com Victoria Beckham e outras namoradas/esposas dos outros jogadores da Inglaterra, foram intituladas WAGs (wifes and girlfriends) pela imprensa nacional. Elas literalmente horrorizaram o Reino Unido com seus hábitos "fúteis" e "mimados" de somente tomar sol na piscina do hotel trocando ao menos três vezes de biquíni ao dia (para garantir mais fotos dos papparazzi), comprar tudo que viam pela frente (as lojas de Baden Baden, cidade onde a seleção inglesa estava hospedada, fazia pedidos às lojas centrais da Chanel, Hermès, Dior, entre outras, por mais peças só para garantir o estoque das moçoilas) e sair para jantares regados a álcool (e com resultados mais que vergonhosos).


Cheryl e as WAGs na Alemanha - notem como ela e Victoria eram fotografadas sempre juntas


Impressionantemente, Cheryl e Victoria se destacaram das demais não somente por seu estilo - que, no momento, já começava a florescer - mas também por serem as únicas que não ficavam nesse círculo vicioso constante de biquíni-compras-cachaça. Também eram vistas em jogos da seleção, torcendo por seus amados, numa proporção muito maior que as outras. Se isso foi uma jogada de marketing ou não de ambas, não tenho como saber. Mas fato é que o momento de ascensão de Victoria e de Cheryl como "style icons" no Reino Unido começou nessa época.


se antes Cheryl só servia para ser capa de revistas de fofoca e masculinas...


...agora ela é disputada pelas capas das maiores revistas de moda do mundo!


Gradualmente Cheryl (assim como suas colegas do grupo) foi apurando seu estilo e gosto por roupas mais estilosas. Ao mesmo tempo, seus looks e sua personalidade cada vez mais caíam nas graças do público britânico. Em janeiro de 2008 o primeiro escândalo de infidelidade de Ashley Cole saiu em todos os jornais britânicos. Cheryl tirou sua aliança e viajou com suas amigas de banda para a Espanha, se recusando a comentar sobre o ocorrido. Sua atitude foi aplaudida por quase todos e rapidamente a sociedade britânica estava do lado de Cheryl.


o estilo de Cheryl sendo aprimorado ao longo dos anos... 


 ... transformando-a em uma das celebridades britânicas que as mulheres mais querem copiar


Em seguida ela foi chamada por Simon Cowell para ser uma das juradas do X Factor. Seu sucesso foi instantâneo - Cheryl tem uma personalidade extremamente carismática e seu sotaque é de um charminho inconfundível (eu adoro!). Não foi à toa que uma de suas protegidas, Alexandra Burke, foi a vencedora do X Factor naquele ano. As roupas que Cheryl vestia semana após semana eram também alvo de todas as revistas e jornais do país. Fotos e mais fotos saíam com seus looks, com revistas como a Grazia britânica chegando até a fazer um fash off semanal entre ela e Dannii Minogue (a irmã da cantora Kylie). Um fash off era nada mais que um "duelo de moda", onde as editoras da Grazia julgavam quem era a vencedora daquela semana.


os looks de Cheryl no X Factor - todos vindo diretamente das passarelas!


Depois de 4 anos de casamento e diversos escândalos de infidelidade por parte do jogador, Cheryl finalmente decidiu se divorciar de Ashley - isso aconteceu há mais ou menos uns cinco meses. Na mesma proporção em que Ashley e Cheryl iam se distanciando, sua carreira seguia cada vez mais próxima ao estrelato. Hoje Cheryl já lançou seu primeiro disco solo (produzido por seu amigo Will.I.am do Black Eyed Peas) com êxito absurdo e sua participação no X Factor britânico provavelmente lhe renderá um novo trabalho no X Factor norte-americano (que irá ao ar nos Estados Unidos no início do ano que vem).


fotos publicitárias e de revistas: Cheryl cada vez mais profissional e linda


Pode ser opinião minha... mas quanto mais famosa e adorada Cheryl era, mais Ashley fazia "M". Típico de futebolista machista. Ele queria uma mulher pra ficar procriando, sendo chifruda calada e cuidando da casa; só que escolheu errado. Mas também devo dizer que a evolução de Cheryl se deve muito ao seu casamento com Ashley. Acredito que ser "saco de pancadas" e alvo de mídia constante a fizeram muito bem. Em todos os escândalos que seu ex-marido se metia Cheryl ressurgia como uma fênix, cada vez mais bonita, estilosa e  dedicando cada vez mais ao seu trabalho. E não só isso: cada vez mais o "fenômeno Cheryl" era disseminado, com milhares de mulheres e meninas comprando qualquer coisa com o nome Cheryl e copiando os looks através das milhares de fotos estampadas nas revistas. Era só Cheryl sair de casa com alguma peça de roupa que ela acabava quase que imediatamente nas lojas.


looks de Cheryl sendo copiados por marcas de roupa e os produtos com seu nome
- tudo vendendo que nem água





revistas fazendo matéria sobre como copiar o look de Cheryl



Minha opinião pessoal - de quem acompanha Cheryl desde idos de 2005 - é que ela é uma fofa. Sua personalidade é de pessoa "pé no chão" com uma beleza de "girl next door" que o público britânico - e de qualquer país, né - adora. Eu adoro seu jeito de falar sobre as coisas; suas entrevistas são sempre divertidíssimas. Ela sempre se apresenta com uma certa timidez e de repente se solta, falando sobre assuntos como se fosse a melhor amiga do apresentador. Também a-do-ro quando ela resolve brigar com Simon no X Factor; sempre dá pra ver que ela fica verdadeiramente P da vida com os comentários de seu companheiro de juri e ataca com força. Se eu tivesse que escolher uma correspondente brasileira de Cheryl, seria definitivamente Grazi Massafera.




Outra coisa que adoro nela é seu esforço fashionista. Ela procura saber sobre novos designers, ela tenta usar roupas das passarelas na TV sem um pingo de alteração e ela incentiva as pessoas ao seu redor a saírem de sua zona de conforto (suas amigas da banda, seus mentorados no X Factor e sua mãe são ótimos exemplos). Claro que nem sempre dá certo... mas eu aprecio demais a sua vontade de sempre se vestir com looks de vanguarda. Falando assim dá pra entender a paixão que os britânicos tem por ela, né.


Cheryl em "carreira solo"...


 ... e com as meninas do Girls Aloud: gosto muito mais apurado pra moda!


Recomendo saberem um pouco mais sobre Cheryl, seus looks e seu trabalho - tenho certeza que vocês vão gostar.

2 comentários - Comente aqui!:

Ana Paula said...

nossa...adorei saber mais sobre a vida dela. Ela é muito linda né.

Dani Freitas said...

Confesso que não a conhecia, e achei que ela é a cara da Sandy! Claro que bem mais linda (e também parece ser bem mais simpática) mas muitas fotos me lembraram dela!

Beijão

 
BlogBlogs.Com.Br