Saturday 23 October 2010

Kate Moss for Topshop: the final collection

Eu tive a grande sorte de estar morando em Londres quando foi lançada a primeira coleção da Kate Moss para a Topshop. Falo isso não somente pelas roupas que estavam disponíveis para eu comprar (se eu dormisse na fila em frente à porta da loja de Oxford Circus), mas porque pude vivenciar como uma local a volta do "fenômeno Kate Moss". Eu vi Kate ter sua foto estampada em todos os jornais com títulos de "cocaine Kate" e "druggie Kate" após o vazamento de um video e fotos suas aparentemente cheirando cocaína. As revistas, os programas de TV, pessoas pelas ruas, todos falavam sobre isso e a recriminavam completamente. Então ressurgir das cinzas como uma fênix e lançar uma coleção de roupas que causava distúrbios nas cidades a ponto da polícia ter que fazer esquemas especiais para os dias de lançamento é um feito e tanto. E eu estava lá, vendo tudo isso acontecer ao vivo...




A primeira coleção de Kate causou tanto impacto que pessoas começaram a acampar na frente da Topshop Oxford Circus quase um dia antes do lançamento. Sir Philip Green, o dono da Topshop (e marketeiro de mão cheia) começou a distribuir sopas, pipoca, água e biscoitos para os afoitos que criavam uma fila para entrar na loja. A polícia foi chamada para organizar o local e em pouco menos de uma hora 90% da coleção já estava vendida. Milhares de peças apareceram em sites como o Ebay e foram vendidas por quatro, cinco vezes mais que o preço da loja. O site da loja, não aguentando o número de pessoas que tentavam entrar, saiu do ar por algumas horas. A coleção criou tanto furor entre as meninas que diversas peças tiveram re-estoque - coisa que a Topshop faz em raríssimas circunstâncias.


Kate posando na vitrine da Topshop Oxford Circus momentos antes dos compradores poderem entrar na loja


Com essa coleção Kate Moss se tornou novamente a queridinha de todos e, além disso, fincou seu estandarte de style icon de uma geração. Todas queriam ser como Kate e se vestir como ela. A impressão que me dá é que toda aquela vibe rocker que foi ganhando um momento nas passarelas e culminando com o primeiro desfile "rock chic" da Balmain foi todo inspirado por Kate. Posso estar exagerando mas o efeito que Kate criou na mídia de moda britânica e a inspiração que se tornou para milhões de meninas e mulheres do país em 2007 foi uma coisa absurda.

Conto tudo isso porque dia 02 de novembro será o fechamento de um ciclo, um momento na história da moda que se encerrará. Kate Moss e Philip Green decidiram que a parceria não interessava mais, e esta será a última coleção que a Topshop veiculará com o nome de Kate. Ela resgatará as peças mais icônicas desses três anos de parceria, que serão mais uma vez vendidas nas lojas e no site da Topshop, além de algumas peças novas desenhadas pela equipe da Topshop e inspiradas no armário de Kate. Hoje pela manhã foi liberado um vídeo em que Kate aparece com diversas it girls britânicas, num clima de "festa de meninas num budoir", vestindo e apresentando algumas das peças que serão mais uma vez vendidas.




Dá pra reconhecer muitas peças de coleções passadas e, não sei se estou enganada, algumas são novas - ou versões "atualizadas" das antigas. Fiz uma seleção de fotos de algumas das peças que reconheci no vídeo e de algumas peças que eu *amaria* se forem selecionadas para essa última coleção:


o vestido "pansy print" (e a sua versão macaquinho, à esquerda): da primeira coleção de Kate, o mais vendido e o que meninas procuram até hoje em Ebays e outros sites por aí...


o vestido longo vermelho que Kate usou na inauguração de sua coleção será refeito - na primeira vez só 100 vestidos foram feitos. Também será refeito o vestido cinza, o mais vendido da última coleção


o vestido "poppy print" também será refeito - eu tenho um desse que nunca usei! alguém se interessa em comprar?


o vestido "heavy beaded deco" foi uma edição especial de festa e vendeu que nem água!


Esses são os vestidos que eu gostaria de ver nessa última coleção / These are the dresses I really wish they remake and sell on this last collection:


esse vestido, pra mim, resume Kate: transparência, brilho, um vestido que parece saia e colete... versatilidade e tendência total!


o vestido com estampa de papoula, o longo azul (desculpem pela imagem, foi a única que achei!) e o vestido com estampa de coração - três que eu queria (muito!) ver de volta


o vestido "dobby print" foi o segundo mais procurado pelas meninas (também da primeira coleção de Kate) e eu realmente espero que ele seja trazido de volta! - eu o tive mas emagreci e acabei vendendo...


Como fui mencionando ao longo das fotos, muitos dos vestidos foram vendidos nas primeiras coleções de Kate para a Topshop. Minha impressão é que, com o passar do tempo, foi ficando difícil fazer coisas "novas" e mesmo com um modelo inspiracional como Kate Moss chega uma hora em que as coisas começam a ficar um pouco repetitivas. As peças mais recentes já não tinham o impacto que as primeiras coleções tiveram - onde claramente se podia ver de que roupa que Kate usou vinha a tal inspiração (diversos jornais e revistas pesquisavam seus imensos arquivos de fotos e sempre encontravam um vestido muito similar correspondente ao que estava sendo vendido). Por isso acredito que o encerramento da coleção vem num bom momento, e dá chance às pessoas que nunca tiveram certas peças de comprá-las novamente.

Agora, que vai ser um fuzuê danado em todas as lojas e definitivamente o servidor do site da Topshop vai cair, ah isso vai! Quem tiver como comprar (agora a Topshop.com entrega em mais de 100 países - Brasil ainda excluído...), fique ligado para o dia 02 de novembro!


ENGLISH: Kate Moss is doing her final collection for Topshop. I believe it just wasn't interesting anymore for both parties to keep on going - sales aren't as great as they used to be and clearly it's been hard for the Topshop creative team to come up with new stuff based on Kate's aesthetics - and in November 2nd the last collection will come to stores. The idea is to re-issue the most covetable pieces made throughout this three-year partnership along with a few new items.

Topshop has just released a video (above) with Kate and some familiar faces like Cara Delevigne doing a "budoir party", where they try on clothes of the last collection and Kate kinds of style them out. Most pieces are recognizeable and some seem to be new - or, at least, an "up-to-date" version of an earlier item - and are sure to cause a stir amongst women and girls all over the Western World (and some of the Eastern too!). My advice is to find a nearest Topshop who will sell the items and camp - or to wake up early on November 2nd and stay in front of the computer - because this is the collection not to miss. It'll sure enter fashion history.

3 comentários - Comente aqui!:

SILVIA said...

k peciosidad de post!!!!!
meha gustado tu blog,te sigo wapa!
xx

Deborah Prates said...

Luxo de post Carol! Gosto muito de kate... Fiz um post sobre ela e sua maneira estilosa de usar jeans... Nenhuma outra celebridade o usa como ela... Muito bom daqui do Brasil, RJ, poder ter essa visão clara do que rola por aí... Informações precisas, profissionais! Só agradeço... Escreva mais, muito maisss!!! Ah... tem uns botões que vc pode colocar no blog pra gente poder mandar o post para twitter, face, tumblr...Seria bacana vc ter aqui... Poderíamos divulgar todas as matérias em nossas redes sociais... Suas matérias são excelentes (e eu, redundante...rsrsrs)Lu!

Ana Carolina said...

oi carol... vi agora o seu comentário sobre o que comentei no outro post,viu? realmente, se vc não tivesse me avisado eu nem iria ver...Gostei do post... pena que a parceria vai acabar, mas realmente, tudo tem seu tempo e criatividade é uma coisa que precisa ser cultivada com renovações constantes.
PS: querendo mandar um email pra mim, pode ficar à vontade, viu? carolinachiquechique@yahoo.com.br

 
BlogBlogs.Com.Br