Thursday 17 February 2011

estudo sobre simetria facial e beleza

Levanta a mão quem é que nunca ouviu aquela estória que pessoas com rostos mais simétricos são consideradas mais "belas" aos olhos dos outros. Pois é... um desses mitos que passeiam por aí e a gente nunca sabe se é realmente um estudo clínico sério ou se é mais um blá blá blá pra nos fazer sentir mal sobre nossa aparência. Eu, pelo menos, tenho *paranóia* com as minhas sombrancelhas e faço de tudo para elas serem o mais simétricas possível (mas fico tranquila ao pensar que a maioria deve ter tiques nervosos similares, então me acalmo... ).

Com base nessa premissa o fotógrafo Julian Wolkenstein tirou fotos de voluntários que foram selecionados para o estudo por causa de seus traços faciais específicos. Entitulado "Echoism" (ecoísmo - o nome fisionômico dessa simetria facial), o estudo é uma montagem dessas fotos, que são partidas ao meio e ambas as metades são duplicadas para criar duas "novas" faces simétricas. Com isso podemos analisar se realmente essa simetria deixa os voluntários mais belos ou se a "teoria da simetria" é somente mais uma lenda urbana que passeia pela boca da sociedade atual.

Abaixo seguem as fotos dos voluntários - primeiro com a metade esquerda sendo duplicada para formar a simetria e depois com a direita duplicada:




















Cabelos esquisitos à parte (porque eles realmente ficam esquisitos com essa duplicação maluca...), vocês acham que as pessoas ficaram mais belas com ambas as duplicações ou somente uma metade? Ou nenhum lado, contrariando a teoria?

E tem mais: se vocês quiserem participar do estudo e ver se ficam mais belos com faces simétricas, podem fazer uploads de fotos suas no site da pesquisa! É só clicar aqui e ver se você é a prova cabal de que a teoria da simetria facial é verdadeira ou falsa!

0 comentários - Comente aqui!:

 
BlogBlogs.Com.Br