Monday 13 June 2011

de onde vem a sua bolsa de couro?

E os assentos do seu carro, o detergente que você lava roupas, a sola dos seus sapatos? Ninguém gosta de falar sobre temas *controversos* da moda porque não importa o que você fale sempre tem alguém que vai te tacar uma pedra. Mas a BBC, como sempre, vem com uma ótima e imperdível série sobre os processos produtivos não só da moda, mas de TUDO que usamos no nosso dia-a-dia. Entitulado "Kill it, cut it, use it", a série é um spin off da já famosa "Kill it, cook it, eat it", que mostrava como a indústria alimentícia faz seus produtos.

Tudo começa sempre com uma vaca, um porco, uma ovelha. O resultado final é sempre lindo e provavelmente todo mundo tem um em casa - ou deseja ter! Mas pode ter certeza o caminho entre o pasto e a sua casa é mais do que meramente tortuoso.

Eles mostram MESMO os animais sendo mortos no programa, a forma como são mortos, o processo de fabricação completo. E, claro, mostram ao vivo para um bando de desavisados que usam e abusam daquele produto sem saber de onde ele vem. Se pela TV o resultado é muuuuuuuuuuuuuito chocante, eu não tenho a menor idéia de como essas pessoas conseguem aguentar o negócio ao vivo. Neste exato momento o programa está no ar, e eu tô vendo uma vaca sem pele e literalmente aberta ao meio com seus intestinos sendo puxados para serem transformados em CORDA DE RAQUETE DE TENIS. E, sendo que a menos de 10 minutos atrás eu vi uma vaca ter sua pele retirada e suas partes internas cortadas - o coração ainda batia (contrações involuntárias, a vaca já estava morta, ok?). Pois é, não é pra qualquer um...

Pra quem tá interessado em saber mais sobre a série, consegui um vídeo do comercial. Assim que me mudar pra Inglaterra - e tiver acesso aos arquivos da BBC! - vou colocar tudo isso no ar porque acho que vale muito a pena de ser compartilhado.




Como sempre digo, informação é o melhor caminho. Não vou parar de comer vaquinhas (apesar de querer muito!), mas cada vez mais fico confiante de minhas decisões porque sei que as tomo com consciência. Saber mais sobre o processo produtivo de tudo que consumimos - e não só as coisas da moda! - é o melhor caminho pra encontrarmos soluções plausíveis para um futuro mais ecológico e realista.

P.S.: Agora estão mostrando como se faz cerâmica fina (e de alta qualidade) para pratos e sets de chá com ossos de vaca. Cola comum (aquela Pritt em bastão, o super-bonder, todas) com colágeno da vaca e espuma anti-fogo (aquela que fica nos bujõezinhos obrigatórios dentro do seu carro) feito de casco de vaca. Se por um lado eu me sinto mal em comer vaquinhas, é bom saber que "as sobras" também tem seu uso e a maioria das coisas não são perdidas.

2 comentários - Comente aqui!:

Sandrine Pereira said...

A informação é fundamental para qualquer área da nossa vida. Nada como ter consciência do consumo.

Vale conferir.

Bj
Sandrine

Nads said...

Esse eh ta mesma "turma" do blood,sweat,luxuries. Aiiaaii tambem quero assistir!Mas ainda nao chegou aqui tbm.:(

 
BlogBlogs.Com.Br