Wednesday 17 August 2011

moda vintage diretamente de Estocolmo!

Não, você não leu errado... Nesse momento estou em Estocolmo, capital da Suécia. Como já falei (incontáveis vezes, eu sei...), a vida tem andado atribulada por aqui. O ping-pong de cidades ainda não acabou, as aulas começam dia 19 de setembro (daqui a um mês!) e ainda por cima temos uma obra de apartamento pela frente. 2011 tá provando ser o ano do exercício da paciência, resignação e fé - exercício forçado, mas fazer o que...

Como prometido, estou tentando colocar o blog de volta à rotina, por isso mesmo um post diretamente da Suécia. Ontem foi nosso primeiro dia oficial por aqui (porque não dormimos de domingo para segunda, logo a segunda foi dedicada a recarregar as baterias - infelizmente em coroa Sueca), e logo de cara caímos de para-quedas em uma exposição temporária no museu da Armada Sueca (que fica embaixo do Palácio Real) sobre roupas da realeza do século 20 até agora.


 não reparem na qualidade duvidosa das fotos; os caras da mudança empacotaram minhas câmeras mesmo com ordens de NÃO TOCAREM. como eu detesto mudança...


Entitulada "Kunglig Vintage" (Royal Vintage, em sueco), a exposição é um chamado para a conscientização de que produzimos e criamos demasiado lixo por causa de nosso consumo desenfreado de roupas. Foram selecionadas mais de 60 peças da famíla real sueca para demonstrar como uma boa peça "vintage" pode ser super chique hoje em dia. Eu sou mega a favor de vintage, logo a exposição não é muito direcionada a mim. Na verdade, acredito que a imensa maioria dos suecos é a favor do uso de peças vintage, então acho que a exposição é mais uma amostra de como eles, como sociedade, se preocupam com essas coisas e querem que o resto do mundo abrace a idéia.

Sei que no Brasil o vintage é visto como "roupa usada" e muita gente não encostaria em uma - quiçá usar e ser feliz com ela. Mas é um conceito tão bobo... só porque já fomos um país pobre, onde "roupa usada" era sinônimo de "doação", de "pobreza"? Quero ver quem negaria um Chanel doado... ou um dos vestidos da família real sueca!

Abaixo, um montão de fotos que tirei na exposição:


 ótima estória: uma das convidadas do jantar de entrega do Prêmio Nobel comprou o vestido vermelho datado dos anos 50 (abaixo) por mais ou menos 250 reais. No evento há uma seleção das melhores vestidas da noite e ela foi a campeã! Agora, o mais impressionante é que ela, ao aparecer na tv para receber o prêmio, foi vista pela dona do vestido, que entrou em contato com ela e ficou felicíssima de saber que ele estava dançando em festas novamente. 





os vestidos pretos (e dois claros estampados) da família real sueca 


amei esse vestido! a foto não faz jus ao que ele é, super diferente e lindo!


vestido em renda, tule e paetês dos anos 30 


vestido lindo de morrer dos anos 50 


vestido em renda e tule dos anos 50 


os vestidos clarinhos (nenhum de casamento!) da família real sueca 


vestido em renda, tule, seda e pedrarias dos anos 40 - dava ou não dava pra ser um maravilhoso vestido de casamento?


a exposição tinha também bancadas super interessantes falando sobre tecidos, tipos de bordados, e algo bem diferente: a associação que o nosso cérebro faz de cheiros e cores. Nunca havia pensado nisso, mas é impressionante como, ao sentir um cheiro, rapidamente vem uma cor à nossa cabeça! 


caixinhas com essências de maçã verde, morango, lavanda e limão siciliano (esse foi o mais difícil, afinal limão pra gente é verde, mas aqui o mais comum é o siciliano, que é amarelinho) 


os vestidos rosas, vermelhos e roxos da coleção real 


a princesa Martha da Suécia era uma amante da moda e o seu amor se transformou em uma escola dedicada à costura e, depois, a moda - essas foram peças produzidas pela escola para a família real


a entrada estilosa da exposição


Quem quiser ler mais sobre a exposição - e ver fotos muuuuuuito melhores que as minhas das roupas aqui apresentadas, além de outras que não consegui capturar, é só clicar aqui! Já já posto mais coisas diretamente da Suécia pra vocês... vou tentar colocar o máximo de design, moda e vintage que encontrar por aqui, mas hoje tenho um jantar no lugar onde se entregam os Prêmios Nobel e essa eu vou ter que postar (mesmo não tendo nada a ver com moda...)! 

1 comentários - Comente aqui!:

Anonymous said...

Olá amiga blogueira...
Vim te convidar para participar do
sorteio que ta rolando no meu blog
http://danimelofashion.blogspot.com/2011/08/1-sorteio.html

Espero te ver por lá!

bjs e boa sorte!

 
BlogBlogs.Com.Br