Friday, 21 January 2011

novas colaborações da H&M: Swedish Hasbeens e Elin Kling

Provavelmente você nunca ouviu falar nesses nomes. E, verdade seja dita, isso não importa muito. O que importa mesmo é que finalmente a H&M está olhando "para dentro"; pela primeira vez na história das colaborações da marca eles chamaram suecos para desenvolvê-las. Infelizmente não é a Acne ou a Cheap Monday - mas já é um passo na direção certa. Afinal, nada mais inteligente que uma marca com um poder de alcance tão grande dê espaço ao talento nacional, expandindo ainda mais o mercado sueco no mundo.

Falemos sobre o que interessa, sim? A Swedish Hasbeens é uma marca de sapatos que tem foco nos solados de madeira, estilo "tamanco" - apesar de terem outros modelos, esse é o seu forte. Eles já vem aparecendo a alguns anos no radar dos hipsters; quando eu morava em Londres já tinha ouvido falar sobre eles, mas como uma coisa bem *up and coming*. E Elin Kling é uma blogger sueca super famosa - provavelmente *a* mais famosa - que trabalha como stylist e faz parte de um programa de TV na Suécia.

Ambos terão suas coleções lançadas nessa nova estação: a de Elin chegará às lojas em fevereiro e a Swedish Hasbeens em abril. A única diferença é que a coleção de Elin será somente vendida na Suécia. Acho que a H&M ficou com medo de um fracasso em sua coleção por não ser uma pessoa conhecida fora da Suécia (e do mundinho blogueiro, claro!) e não apostou por vendas fora de seu país de origem. Uma pena pois a coleção da mocinha dá um caldo, viu? Peças super minimalistas, bonitas e com uma pegada bem atual. Aliás, em seu próprio blog ela brinca, dizendo que sua calça veio antes da prateada da Céline do inverno 2011! Ou seja, chance dessas peças aparecerem no Ebay por centenas de euros? 100%.

Abaixo seguem fotos das coleções de Elin e da Swedish Hasbeens:














as designers da Swedish Hasbeens com os modelos da H&M à frente
e modelos de sua marca expostos atrás


O que acharam? Os sapatos da Hasbeens, vocês usariam? Sei que eles parecem *vanguarda* demais para muitos, mas cada vez mais eles aparecem pelas ruas aqui... um daqueles movimentos silenciosos, sabe? Eu curto o vermelhinho com cara anos 70. Mas mesmo assim tenho uma pinimba com solado de madeira e acho que não conseguiria usar...

Wednesday, 19 January 2011

sapato da coleção de verão da Proenza Schouler

Depois de desejar por meses uma PS1 - tamanho large, em khaki acinzentado, por favor - agora é a vez de um sapato da Proenza Schouler. Sei que o blog tem falado muito de sapatos nesses últimos dias, e não é intencional. De uns tempos pra cá - acho que, precisamente, uns quatro meses - estou de-ses-pe-ran-do por diversos modelos de sapatos. Alguns que existem por aí, outros somente na minha cabeça.

E eu tava desejando um oxford sandália a algum tempo. Coisa da minha cabeça, queria ter a capacidade de pegar um sapato e saber direitinho onde cortar (e um sapateiro amigo de plantão), pra poder colocar em prática o meu tão desejado sapato que só existia na minha cabeça. E qual não é a minha surpresa ao ver hoje no WWD que os meninos da Proenza acertaram no meu sapato-sonho? Não é exatamente, 100%, tintin por tintin o que eu tinha na cabeça... mas dado que ele agora EXISTE, por vou reclamar?




Sapato, por favor, seja baratinho! E, se puder, tenha um irmão na versão preta, tá? Eu preciso de você!

P.S.: E pra quem quer saber o sapato da minha cabeça, ele é bem parecido com esse, só que preto e branco, todo matte. A parte de trás era fechada, porém com alguns recortes/furinhos pra dar uma ventilada, o meio com alguns recortes grandes mas mantendo a estrutura de oxford e a frente peep-toe. Achei um na Constança Basto quase igual, só faltava o peep-toe. E ah, ele era todo preto e envernizado, infelizmente... Se você for leitora e fabricante de sapatos, eu desenho pra você em troca de um par, tamanho 37!

Tuesday, 18 January 2011

lookbook love: Primark s/s 2011

Nada como voltar para casa e dar de cara com sales e início de novas coleções. De verdade, minha época preferida do ano é essa... ver as coleções de primavera/verão aparecendo nas lojas, poder misturar as novas peças com as minhas já favoritas do inverno, ver todas as tendências realmente aparecendo nas vitrines e nas ruas.

E assim, de sopetão, recebo as imagens do lookbook de primavera/verão da Primark. Sem querer ser dramática - mas sendo! - quase MORRI. Se metade da coleção da Primark for tão inspirada quanto o que aparece nessas fotos (duvido, hein... mas esperança é a última que morre, fazer o que!), acho que a campanha "Primark, se instale no Brasil" tem que começar no Facebook. Só pra vocês terem idéia, a peça mais cara apresentada nesse lookbook - o vestido floral da segunda imagem/colagem - custa 21 libras, mais ou menos 56 reais. E agora... quem é que quer H&M???










Os meus preferidos são os looks da primeira foto. Tô realmente embarcando na vibe minimalista dos anos 90 com um quê de anos 70 e Annie Hall... mas, óbvio, aceitaria qualquer um dos outros looks dentro do meu armário! Se antes eu tava na dúvida quanto a comprar os modelitos mais longos, essas fotos me empurraram pro lado certo: saias na canela, aí vou eu. Ainda mais porque elas custam menos de 15 libras... se me achatarem demais, prometo que sorteio no blog para as mais altas!

Monday, 17 January 2011

Olivia Wilde e seu Christian Louboutin no tapete vermelho!

OK... eu só vi essa foto agora e precisei compartilhar. Eu nunca fui fã de Christian Louboutin - honestamente, prefiro os shoemakers mais ousados, com saltos mais arquitetônicos (pra não dizer grossinhos) e desenhos mais diferentes. Mas esse sapato vai pra lista de "ainda vou comprar". Ô se vou.






Como disse Paula, exatamente o tipo de coisa que eu usaria por debaixo de um vestido longo. E também com um mini, devo adicionar! Ponto para a 13... subiu na minha escala de melhores vestidas dos Golden Globes.

tapete vermelho dos Globos de Ouro! - Golden Globes

Infelizmente a cobertura dos Globos de Ouro vai ser super pequenininha porque depois de 12 horas de viagem e muuuuuuito perrengue (não vou me estender muito, mas digo que haviam 14 turcos berrantes ao meu redor), estou de volta à casa. Dormi a tarde inteira quando deveria estar terminando minha cobertura do Fashion Rio pro Fashion Trendsetter - e pra cá também! Ou seja, nada de tempo a perder! Mas, como adoro um tapete vermelho, não poderia deixar isso em branco.

Vamos ao que interessa: adorei que, apesar da tendência nude, preto e branco que vinha nas passarelas, a cor que se destacou foi o verde. Verde esmeralda, para ser mais precisa. E algumas das mais bem vestidas apareceram com essa cor: Angelina Jolie, Catherine Zeta-Jones, Mila Kunis e Elizabeth Moss mostraram que o verde é uma ótima opção de cor para o tapete vermelho!




O modelo do vestido de Angelina, aliás, fez sucesso entre as atrizes - e eu, particularmente, achei o modelo mais fantástico da noite. Anne Hathaway e Leighton Meester também apareceram com vestidos de corte similar:




O vestido de Anne, aliás, é o meu favorito e complementa perfeitamente seu novo tom de cabelo e corpo lindo! Na minha opinião Anne leva o troféu de melhor vestida da noite. As que vem no segundo lugar, empatadas, são Angelina, Claire Danes e Emma Stone. Ambas apostaram no minimalismo - anos 90 estão de volta hein, gente? - da Calvin Klein e fizeram MUITO bonito.




Tanto as maquiagens quanto os acessórios e cabelos super simples (porém lindos!), complementando perfeitamente os desenhos dos vestidos - minimalismo dos anos 90 reinando absoluto!







O vestido de Olivia Wilde entra na lista dos melhores da noite mas eu não gostei nem um pouco do cabelo... sei lá, não combina com a grandeza do vestido. Se ele tivesse mais "rocker" quem sabe. Mas com esse excesso de chapinha não ficou legal não - acho que preferiria com um coque ou trança.





Menções honrosas para Scarlett Johansson, Tina Fey e Hailee Steinfeld, que também usaram vestidos lindos. Tanto Scar Jo quanto Tina Fey não estão muito bem nas fotos que encontrei mas seus vestidos na TV estavam bem bonitos. E Hailee, menina de 14 anos que faz a série "True Grit", está GENIAL. Quem não queria com 14 anos estar com um vestido tão lindo assim? Super clássica, elegante, linda e sem ser vulgar - coisa rara nos dias de hoje com atrizes mirim.




Os vestidos estranhos da noite, ao meu ver, ficaram para Natalie Portman, January Jones e Sandra Bullock. Natalie Portman está grávida mas isso não é justificativa para que ela prenda um lençol de cetim rosa com um broche gigante que o sobrinho fez. Nos closes que a TV dava, via-se que a rosa era BEM mal-feitinha... E mais: Jane Krakowski (a Jenna do 30 Rock) também está grávida e seu vestido estava lindo de-mor-rer. Ou seja, grávidas podem se vestir bem.

January Jones estava com um vestido um pouco revelador demais pro meu gosto... não sou muito fã de roupas assim. January tava indo muito bem no quesito "fashionista" nos últimos tapetes vermelhos mas esse foi um passo demais. Peito demais e roupa de menos.

E Sandra Bullock estava até OK... mas, de novo, o cabelo com o franjão veio para atrapalhar. Não sei, achei o corte muito duro e forte para um vestido tão leve. Acho que a contraposição ficou muito estranha.

Saturday, 15 January 2011

Fashion Rio: entrevistas com Bryanboy e Jason Campbell

Mais uma palhinha do que está por vir sobre o Fashion Rio pra vocês!

Fiz pequenas entrevistas com Bryanboy (o blogueiro mais que famoso...) e Jason Campbell (pra quem não conhece - e sei que tem muita gente no Brasil que ainda não o conhece - ele faz um dos melhores sites de tendências de moda, chamado JC Report). Foram nos primeiros dias do evento, não havia muita pergunta a se fazer. A intenção era mesmo deixar minha carinha estampada lá para poder fazer uma entrevista melhor ao final da semana, já tendo me apresentado a eles. Ambos são uns amores, super simpáticos e amistosos, não tem o menor problema que você chegue perto, tire fotos com eles, pergunte, converse... ou seja, pessoas legais, coisa rara de se ver no meio da moda.


Bryanboy falando sobre o desfile da Alessa:

video


Peguei Bryanboy logo no início do Fashion Rio, mais precisamente ao final do primeiro desfile do evento, da Alessa. Ele diz no vídeo que adorou as estampas, que os macacões são a cara dele - e por isso mesmo foram as peças que mais chamaram a sua atenção - e disse que o Rio estava queeeeeente (e gente, tava uma fornalha mesmo!). Um fofo que eu adoraria ter como amigo.


Jason Campbell falando sobre o Fashion Rio e tendências para o inverno:

video


Infelizmente eu peguei o Jason dentro do galpão de desfiles, por isso a iluminação do vídeo está péssima! O que acontece é que as luzes antes dos desfiles ficam bem fracas, meio "mood lighting", criando um clima "já já vai começar". Por isso peço mil desculpas! Mas o mais importante mesmo é o que ele tem a dizer, então seguimos em frente e esquecemos este pequeno detalhe, né?

Jason disse que vem já ao Fashion Rio a oito, nove anos, um verdadeiro veterano! Ele prefere as coleções de verão - e eu também! - mas que ele A-M-AAAAA de paixão a Printing, pra ele uma marca que tem capacidade de ser mundialmente famosa. Também gosta da Coven e que estava esperando ver o Lucas Nascimento. Disse que algumas pessoas (imaginem que pessoas...) falaram para ele que Lucas era uma das "promessas" do Brasil e, por isso, ele estava ansioso para ver o desfile. E quanto à tendências, Jason deu um recado para os brasileiros e brasileiras depois de ver os dois primeiros dias de desfile: o inverno 2011 promete muito brilho! Brilho este que vem dos fios, das paillettes, do dourado, dos tecidos... E também muita camisaria, desde a mais tradicional até as desconstruídas, criando novos formatos de peças.

Hoje parto para casa, onde trabalharei sem fim até ter tudo que juntei do Fashion Rio aqui pra vocês! Já vou trabalhando no avião, até... E, pra não dizer que não deixei aqui o recado: vocês vem acompanhando a cobertura pelo Twitter e pelo Fashion Trendsetter? Espero que sim porque, humildade à parte, acho que tá ficando bom... :)

Thursday, 13 January 2011

Fashion Rio: alguns extratos do primeiro e segundo dias!


Prometo que escrevo sobre o Fashion Rio com mais calma assim que terminar essa correria mas é praticamente IMPOSSÍVEL postar coisas. Tenho dormido umas quatro horas por dia pra poder escrever para o Fashion Trendsetter e também selecionar as melhores fotos e vídeos. Mas o resultado está cada vez mais legal, e tenho certeza que vocês gostarão de ver.

Abaixo tem algumas fotos de ontem, o primeiro dia propriamente dito (já que o primeiro dia do evento foi destinado aos ganhadores do Prêmio Rio Moda Hype). Tenham paciência comigo que já já o blog volta à sua programação normal... No mais, sigam a Trend Menu no Twitter e no Facebook para receber atualizações diretamente do Fashion Rio!


O backstage e o desfile da Alessa:









 O desfile das Filhas de Gaia









O desfile da Melk Z-Da








O desfile da Patachou








 E aí, curtiram as fotos SUPER profissa tiradas de dentro do PIT? Pois dêem os parabéns à Paula - não mais 100% Trend Menu mas que dá uma ajuda mais que profissional de vez em muito! E olha, se vocês gostaram das fotos, é porque não viram os vídeos! Coisa de louco... juro que posto já já! Entrevista com Bryanboy, Jason Campbell do JCReport e mais um monte de coisas!

Tuesday, 11 January 2011

Fashion Rio: coverage day 1 - cobertura dia 1

(English after two paragraphs)

Pessoal, peço desculpas às brasileiras que não lêem inglês mas a cobertura, já que está sendo feita em parceria com o Fashion Trendsetter, é toda em inglês. Assim que der escreverei notinhas em português mas infelizmente acho que não conseguirei traduzir os textos por completo. O foco é ser um blog voltado ao mercado brasileiro mas dado que tenho este material em mãos não queria deixar de postá-lo por aqui - mesmo em língua estrangeira! Espero que compreendam e agradeço o carinho.




No mais, alguém quer circular pelo Fashion Rio e pelo Rio à Porter comigo amanhã ou quarta-feira? Tenho DOIS convites para o Rio à Porter, a feira de moda que acontece em paralelo ao Fashion Rio. O convite dá direito a passear pelos stands, ver o que vai ser vendido no inverno que vem, há alguns desfiles abertos ao público no stand do Rio à Porter e também acesso ao lounge principal do Fashion Rio. Infelizmente não dá acesso aos desfiles do Fashion Rio, mas acho super legal já estar lá dentro, ver o pessoal da moda trabalhando, saber como tudo funciona... que acham? Se houver muita gente, farei um mini-sorteio - mas ó, coisa rapidinha, hein? Quem quiser tem que se pronunciar até amanhã 1 da tarde. O convite é válido só para amanhã e quarta.




*******


Greetings from Rio de Janeiro! This is the first time Fashion Trendsetter covers a Brazilian event and I’m more than pleased to be its correspondent for Rio Fashion Week autumn/winter 2011. This, at first, may sound odd: a fashion event dedicated to winter collections in a city that is known for its beaches, renowned swimwear and sunny, warm weather all year round. Although winter in Rio has an average temperature of 20°C (around 68°F), there are a few places in Brazil where proper winter wear is needed. Anyone who visited Rio Fashion Week – and São Paulo Fashion Week, for that matter – could see that this event goes beyond the national market.


 Acquastudio's a/w 2010 show


The company that organises São Paulo and Rio Fashion Weeks, Luminosidade, has worked extremely hard over the last few years to improve the structure of the event and managed to dominate the local fashion scene. However, the feeling is that this recognition is part of a bigger plan, not only aimed at the national media. Behind it all there seems to be a desire to deconstruct the myth that Brazilian brands specialise only on swimwear and to prove that national household names such as Carlos Miele, Alexandre Herchcovitch or Pedro Lourenço don’t need to travel 5,000 miles to present their designs in New York or Paris. Last year Luminosidade invited the ‘golden couple’ of fashion photography blogging, Garance Doré and Scott Schuman, to attend Fashion Rio; this year the invitee is fashion blog maven BryanBoy. Like in a chess game, all these small moves fulfil their role to check mate the international fashion media. Their goal is to demonstrate that many Brazilian designers are worth more than just a glance and to place Brazil as an integral part of the fashion calendar.




Luminosidade’s bet isn’t as risky as it seems: while the global economic outlook hasn’t helped, Brazil has been blessed with a growth spurt in recent years, being mildly affected by the financial crisis. Successful bids to host the 2014 World Cup and the 2016 summer Olympics can only improve Brazil’s awareness abroad and help its fashion industry to make its mark. Furthermore, the company (together with local trade agencies) is fostering the development of new talent by rewarding young promising designers with the Rio Moda Hype Award, allowing them to showcase some of their work in the first day of the event. This is a similar project as the NEWGEN event hosted by the British Fashion Council and London Fashion Week. 

All in all, things look very promising. With a line-up that includes household names such as Totem, Redley, Maria Bonita Extra and Cantão, Rio Fashion Week captures perfectly what symbolizes the “carioca way of life” – which is also the theme of this season’s event. And since the whole world fantasizes about Rio and its lifestyle, it’s clear to see that the organisers’ are on the right track.


Fashion Rio a/w 2011 – complete line-up:

Monday (10/01/2011):
                19:00 – Rio Moda Hype winners

Tuesday (11/01/2011):
                18:00 – Alessa
                19:00 – Filhas de Gaia
    20:00 – Melk Z-Da
    21:00 – Patachou

Wednesday (12/01/2011):
                18:00 – Acquastudio
                19:00 – Maria Bonita Extra
    20:00 – Coven
    21:00 – Giulia Borges
    22:00 – British Colony

Thursday (13/01/2011):
                11:00 – Walter Rodrigues
    18:00 – Têca
                19:00 – Totem
    20:00 – Printing
    22:00 – TNG

Friday (14/01/2011):
                11:00 – Cantão
    18:00 – Coca Cola Clothing
                19:00 – Redley
    20:00 – R.Groove
    21:00 – Espaço Fashion
    22:00 – New Order

Saturday (15/01/2011):
                18:00 – Nica Kessler
                19:00 – Oestúdio
    20:00 – Andrea Marques
    21:00 – Lucas Nascimento
    22:00 – Auslander

Monday, 10 January 2011

amanhã começa a maratona!


Pois é, já comecei o domingo trabalhando. Preparação não somente psicológica mas também textos a escrever pro Fashion Trendsetter. Assim que eles estiverem no ar colocarei os links por aqui. Mas só pra dizer que quem acha que trabalhar em Fashion Weeks é a *melhor coisa do mundo über ever linda*, respondo que provavelmente dormirei uma média de 3-4 horas por dia durante uma semana. Se eu dormir. E que terminará com uma Ana Carolina estafada e completamente apagada num vôo Rio-Madrid no dia 15. Fazer o que... means to an end, é isso que esperamos.




Mas a verdade é que, só pra deixar as coisas mais fáceis, Heloísa Simão e a InBrands podiam fazer as pazes, criar um evento único e fazer com que a minha vida - e a de todos os jornalistas, compradores, fashionistas, papagaios de pirata e amigos em geral - fique mais fácil, né? Porque o Rio não tem capacidade pra ter dois eventos de moda ao mesmo tempo!

P.S.: Eu sei, eu sei... deve ter muita gente que não deve ter entendido nada desse post. Mas é o sono, e eu prometo que amanhã explico melhor.

 
BlogBlogs.Com.Br