Eu não tenho escrito tanto quanto queria (por motivos já mencionados por aqui) - mas quando eu escrevo, podem ter certeza que o bicho tá pegando tanto, que eu tenho que parar e desabafar... Não se preocupem, o blog não virará um local somente para *gritos e reclamações fashion* - eu prometo! Mas olha... eu tô sentindo que os quatro cavaleiros do Apocalipse estão de prontidão e a moda vai ser uma das primeiras paradas na trilha de destruição.
Me explico: Kanye West lançará uma coleção de roupas. Até aí, morreu Neves, você diria. Tem mil e uma celebridades (e sub-celebridades) lançando produtos por aí. E, por isso mesmo, me explico melhor...
Kanye com seu *entourage* e sua namorada, presenças constantes em desfiles parisienses
- até que foram barrados de quase todos nas últimas edições.
Não é de hoje que Kanye West quer se envolver no círculo fashion. Começou pela presença certeira e constante em desfiles, que iam de nomes desconhecidos a pesos-pesados como Louis Vuitton e Marc Jacobs. Depois, o namoro com a modelo/manequim/atriz/personalidade Amber Rose, conhecida por seus looks *controversos*... Há mais ou menos um ano especulava-se que Kanye havia pedido uma hora para conversar com Louise Wilson, a tão falada diretora do mestrado de moda da Central Saint Martins, para virar estudante.
Minha definição para tudo isso sempre foi #MEDO. Aquele, o mesmo da Regina Duarte com o Lula. Naquele teor e peso. Porque uma coisa é uma Olsen, uma Beckham resolverem virar "designers"... criarem coleções com seus próprios bolsos, apanharem litros do círculo fashion e ralarem que nem lixas em salão de manicure para se tornarem "reconhecidas" - e olha que, ainda assim, rolam piadinhas nos bastidores. Hoje em dia aplaudo suas escolhas, porque acho que trilharam o caminho penoso e resistem firmes, aguentam as críticas e dão a outra bochecha pra mais tapa na cara. E vale ressaltar: pra cada Olsen e Beckham que aparecem, são mais vinte mil Lauren Conrads, Whitney Ports, Beyoncés da vida que vêem suas coleções irem por água abaixo.
Kanye até que se veste bem, especialmente em eventos que requerem roupas formais (curto de-maissss essa foto dele com o blazer em gingham). Mas daí pra desenhar...
Agora, Kanye é megalômano. E pior, um megalômano persistente. Ele não desiste até conseguir o que quer. Depois de tanto encher o saco, conseguiu o apoio "informal" de Louise Wilson (eu leio aqui dinheiro bem pago para financiar parte das novas instalações da Saint Martins, mas isso sou só eu). Logo depois, o WWD anunciou que
Louise Goldin, um dos novos expoentes da moda britânica, está colaborando com West em seu projeto. Agora
a editora-chefe da Harper's Bazaar australiana, Christine Centenera, também colabora no projeto de West, que lançará sua primeira coleção na primavera/verão 2012.
Que a coleção vai ser boa, eu não duvido. Afinal, uma designer está colaborando, assim como uma editora-chefe de uma grande revista. Só por terem esses dois nomes envolvidos no projeto, eu sei que não terá nada que não seja digno de passarela. Tudo muito chique, tudo muito lindo e tudo muito em linha com as tendências do momento. O problema, pra mim, reside em Kanye achando que conquistou mais um "mundo" (além do da música, o da moda), e que ele terá oportunidade de "dar pitacos" e ter "opinião formada" sobre coisas que nem eu, nem (a maioria de) vocês, nem ele entende.
momento *gangsta* do príncipe Harry e quando Kanye começou a se interessar por moda:
tem coisa mais clichê começar a gostar de moda e usar 28 logos diferentes na sua vestimenta?
Eu vejo o episódio Taylor Swift acontecendo, sei lá, no CFDA. Ou ele interrompendo algum desfile pra dizer que não concorda com o couro de crocodilo ou algo assim. E, honestamente, eu não tenho paciência pra isso não.
pra quem não se lembra do episódio Taylor-Kanye-Beyoncé, um vídeo pra refrescar a memória