Showing posts with label red carpet. Show all posts
Showing posts with label red carpet. Show all posts

Saturday, 4 February 2012

Aquecimento para o tapete vermelho do Oscar 2012

Ressurjo das cinzas para um postzinho rápido. Infelizmente o blog foi largado de mal a pior porque não há tempo nesse mundo que me faça conseguir conciliá-lo com o que venho fazendo no mestrado e na vida em geral. Quem quiser receber pequenos pingos de Trend Menu por aí, sugiro seguir-me no Tumblr, no Instagram, no Twitter e no Facebook. Sempre tento postar uma coisinha aqui e ali de moda, vitrines e outras coisas mais...

Mas, voltemos ao que interessa: notícias sobre moda! Mais precisamente, algo interessantíssimo que encontrei na net sobre o tapete vermelho do Oscar. O site Celebutaunt pegou dados (como penteado e cor do vestido) sobre todas as indicadas a melhor atriz e melhor atriz coadjuvante desde 1990 e fez estatísticas sobre as chances de cada pessoa levar uma estatueta pra casa baseada somente na roupa e estilo que a indicada está usando. Obviamente não dá pra dizer que quem estiver com o look "favorito" das estatísticas vai ganhar o prêmio, mas é assim que pesquisas acadêmicas sobre qualquer assunto - inclusive moda! - começam. Com uma estorinha boba e, sabe-se lá como, encontra-se um parâmetro.

Adorei a idéia do pessoal, e por isso mesmo compartilho.




Se tiver um pouco difícil pra ler, é só clicar na imagem que ela aumenta!

Tuesday, 31 May 2011

tapete vermelho x passarelas: como as celebridades vestem criações de desfiles!

Adorei essa matéria que o Fashionista fez, mostrando como as celebridades pedem alterações em peças vistas nas passarelas para que elas usem em tapetes vermelhos. Nem todo mundo tem o combo coragem + know how + estilo pra conseguir colocar um look de passarela da cabeça aos pés, nem mesmo celebridades. Dá pra ver que com uma pequena mudança ali, outra aqui, as coisas ficam bem mais "usáveis" e tranquilas para até as mais convencionais.

Mas, olhando bem para as passarelas e para os modelos alterados para as celebridades (e descontando o fato que a maioria das modelos pode ser levada por uma brisa), muitos acabaram perdendo um pouco da sua graça, da sua diferença. Infelizmente a linha entre transformar um vestido de passarela em algo usável é muito tênue, e as mudanças podem acabar por transformar o vestido que era algo "uau" em algo comum, até mesmo feinho.

Eu sou exigente e um pouco mais ousada que a média nas minhas escolhas, então sei que alguns agradarão a vocês mas não a mim. Vejam abaixo:










































Pra mim, as imagens mostram três grupos distintos: os que ficaram melhores que as passarelas, os que deram na mesma e os que ficaram piores. Dentre as que conseguiram melhorar os vestidos eu coloco o segundo vestido de Anne Hathaway (o azul cria um efeito beeem mais bonito que o vermelho), Diane Kruger (o efeito em florezinhas ficou bem melhor que aqueles borrões de tinta no original), Anna Wintour (o vestido ficou muito mais harmonioso, impressionante!) e Hailee Steinfeld (aposto que Miuccia queria ter criado esse pra passarela!).

Já os que não fizeram diferença para mim foram os vestidos de Sandra Bullock, Blake Lively (pra mim esse vestido é horrendo por natureza, um pouco mais de glitter pra "cobrir" Lively não altera sua natureza "Globeleza saindo da cama pra atender a porta correndo"), Liv Tyler, Marion Cottilliard, Nicole Kidman, Tilda Swinton e o primeiro vestido de Anne Hathaway.

E os vestidos que ficaram piorados que a versão das passarelas são os de Amanda Seyfried (as alças não seguram nada e, em contrapartida cortam bruscamente a silhueta), Cameron Diaz (ela poderia muito bem ter usado o vestido direto da passarela, assim parece que faltou algo), Carey Mulligan (esse vestido ficou super sem graça comparado com o original), Freida Pinto (esse vestido é difícil de ficar legal, a pessoa tem que ter atitude, coisa que Freida infelizmente não tem, e a gravata mais fina só acentuou essa inadequação), Kirsten Dunst (o sapato ficou pesado e Kirsten, que adora um modelo na canela, resolveu alongar esse e tirou sua graça), Lea Michele (que só sabe piriguetar qualquer roupa que veste e mete uma fenda enorme), Rose Byrne (acho que com um underdress cor da pele ficaria mais leve e mais bonita a contraposição com a renda) e Uma Thurman (acho que cobrir as fendas no corpete até ficou legal, mas essa fenda na frente não curti).

Emma Stone eu não coloquei em nenhuma categoria porque, bem, é outro vestido né! Só o tecido é o mesmo - então não tem nem o que julgar!

Não sei se vocês concordam comigo mas isso já é um mini-exercício pra vocês irem olhando o que combina, o que não combina, o que pode ser melhorado e o que não precisa ser mexido no que concerne aquelas regrinhas sobre tipos de corpo, etc! Lembram-se da pesquisa? Então. Já já começarei a falar a respeito disso...

Quem discordar absurdamente de mim (ou concordar completamente!), é só gritar nos comentários. Estou à disposição pra tirar dúvidas, inclusive!

Wednesday, 4 May 2011

Met Gala e a mesmice no tapete vermelho

Taí uma coisa que muito pouca gente entende: o baile de gala do Costume Institute do museu Metropolitan, em NYC. Na verdade, taí uma coisa que muito pouca gente acompanhava - até uns 3-4 anos atrás, quando a coisa resolveu estourar, ficou cheia de celebridades dando pinta e de repente, virou um evento de red carpet. Fato que já há um tempo o círculo da moda acompanhava o Met Gala (como é conhecido), e sim algumas celebridades eram convidadas e apareciam por lá. E que também fotógrafos e repórteres cobriam o evento. Mas nunca foi assim um "tapetão vermelho" Oscar-style. E agora o é; está em todos os sites, blogs, sejam eles de moda ou não. Virou um evento.




O interessante é que o Met Gala não tem força para ser um tapete vermelho no estilo do Oscar. Não porque não seja importante - muito pelo contrário! - mas porque a essência do Met Gala é outra. O Costume Institute é uma seção do Metropolitan que gerencia a curadoria de exposições de moda no museu. Todo ano eles fazem essa festa de gala para lançar uma nova exposição e para angariar fundos para esta seção do museu - seja para adquirir novas peças, trazer novas exposições, manter a instituição. E o especial desse baile de gala é que ele é TEMÁTICO. Ou seja, todo ano existe um tema, normalmente vinculado à exposição.

E o que se entende como tema? Pois bem... para mim, entenderia como se fosse festa à fantasia. Normalmente o que os convidados faziam era tentar se relacionar com o tema através de suas roupas - opção meio óbvia já que é um evento de moda! Então era uma "festa à fantasia super fashion", por assim dizer.


a entrada do Metropolitan preparada com o tapete vermelho para receber os convidados do Costume Institute Gala Ball


E aí que esse ano o tema era Alexander McQueen. Pouco mais de um ano depois da morte do designer, o Costume Institute resolveu montar uma exibição com peças de um designer celebrado porém muito pouco compreendido. Os desfiles de McQueen são complicados, intricados, com uma nuance dark e influências que não são de fácil absorção. Eu mesma me incluo na lista dos possíveis bilhões de pessoas que não compreeendem perfeitamente o que significa um desfile ou uma peça de McQueen. É realmente difícil entender porque grande parte de suas influências são históricas, misturadas com coisas imaginárias e muita contraposição entre bem e mal, céu e inferno, sombrio e luz.








a teatricalidade, o sombrio e a beleza das peças de passarela de McQueen


McQueen tinha um amor inigualável ao romantismo dark da era vitoriana, às pinturas flamencas (da Holanda, não as dançarinas espanholas!), ao gótico e à natureza. E a sua técnica foi estabelecida na Saville Row - a rua de Londres mais conhecida pelos seus inúmeros ateliers de alfaiates - e a estrutura de suas roupas sempre foi muito celebrada. Misturar todos esses elementos não é fácil, e normalmente por isso suas coleções sempre pareciam agressivas aos olhos. Mas, se separadas em pequenas partes, é uma ode linda ao que um criador pode elaborar, com mil e uma técnicas diferentes e um resultado mais que belo.


vídeo feito pelo Metropolitan Museum sobre a coleção - 
o curador da exibição passeia pelas salas e explica toda a concepção dos ambientes


Tenho que dizer que fui visitar amigos uma vez em Londres e me deparei com a mais recente coleção de McQueen (naquela época, verão de 2008) exposta nas vitrines da Selfridges. Eu já ensaiava meus passos na mudança de economista para alguém que trabalha com moda e aquele momento foi como uma catarse pra mim. Eu fiquei fácil uns 25 minutos parada, estática no meio de uma Oxford Street borbulhante, com gente me empurrando e passando rapidamente, só admirando aquelas peças. Pra mim, até hoje, é uma das minhas coleções favoritas (ever mesmo, de todos os designers e de todos os tempos!) e me fez chorar no meio de uma rua. Eu nunca vi algo tão perfeito e tão lindo - obviamente é uma das coleções de McQueen menos agressivas e com menos influência dark (tenho que dizer aqui que não curto muito coisas dark...) - mas foi algo que mexeu profundamente comigo.


a coleção de outono/inverno 2008, que eu tive o prazer de ver nas vitrines da Selfridges


E eu acho que a intenção de McQueen sempre foi de ser esse tipo de pessoa - aquele que provoca emoções, mesmo que sejam as de repulsa, e não amor. E talvez por isso ele seja esse enfant terrible, essa pessoa incompreendida.

Falo isso tudo porque o tapete vermelho do Met Gala, pra mim, demonstrou exatamente isso: a completa incompreensão do trabalho de McQueen. Em um evento onde as pessoas deveriam se inspirar por seu trabalho, todos optaram por renda e minimalismo. As mesmas tendências que vemos por aí, em qualquer lugar. Estão de acordo com o presente momento na moda? Claro. Estão bonitas? Sem dúvida. Mas pra mim o baile serve como uma válvula de escape fashion, um momento em que as pessoas tem para soltarem a sua Bjork interna e serem completamente selvagens em suas escolhas.

Por isso mesmo não dá para o tapete vermelho do Met Gala ser visto sob a mesma ótica que um Oscar. Ele dá a todos que vão ao baile uma chance de ser modelo, ele é uma passarela. Por mais extravagante ou doida que sua roupa possa ser, ali é o momento de mostrá-la ao mundo.






quem quiser ver em detalhes, é só clicar nas imagens que elas aumentam!


Só que eu nunca fui daquelas pessoas que, quando convidada para uma festa à fantasia, escolhia a versão piriguete de Mulher-Gato ou qualquer coisa semelhante. Ou coisinhas bonitinhas, tipo princesinha ou anjinho. Eu sempre fui a louca da panela, que curtia em fazer as fantasias mais mirabolantes e saía de Smurf, toda pintada de azul (e claro, sem poder encostar e/ou beijar ninguém) ou Cruela Cruel. Até de Mônica, com cabelo curto cheio de gel pra ter "bananas" na cabeça ao invés de cabelo eu já fiz.

Então, pra mim, o Met Ball é a versão adulta e fashion desses meus momentos. E me entristece ver muita gente elegendo Calvin Klein Collection, Michael Kors ou Stella McCartney como sua interpretação do que é a essência de McQueen (eu colocaria como polos opostos e que se repelem, que nem ímã!) e, além de tudo, sendo eleita como "as melhores vestidas" para o evento. Sei lá... é realmente endossar que a moda, como conceito, não é nada - e o que vale mesmo é o marketing que essas companhias despejam em nós. Aquele esqueminha "temdemsia", sabe?

Isso foi só um desabafo - não quero que ninguém se sinta ofendido pelo meu texto. Cada um tem o direito à sua opinião e de gostar do que quiser. E eu não gostei de ver a imagem tão contundente e impactante de McQueen ser massacrada pelo minimalismo, por um "brilhinho" e por uma "rendinha" - tudo em prol do "aparecer bonita na foto e não ser gongada pelos sites e blogs"... Sentindo falta da Bjork no Oscar, viu?

P.S.: Quem quiser se aprofundar mais sobre a exposição de McQueen no Costume Institute, é só dar uma olhada nos vídeos que o Metropolitan fez sobre algumas de suas coleções. É em inglês mas vale a pena só pelas imagens (se você não dominar a língua!). Além disso tem imagens, explicação sobre o evento e até um app pra Ipad que a Vogue fez especialmente pra exibição!


P.S.2: Coloco abaixo um vídeo que a Vogue US fez dentro do Met Gala. Super legal, mostra muitas roupas em movimento (coisa que faz uma diferença absurda na hora de "gongar" ou elogiar alguém) e pelo menos mudou minha opinião sobre as escolhas de diversas convidadas (Karolina Kurkova e Mary J. Blige me surpreendendo positivamente no "ao vivo")!





P.S.3: O Fashionista fez as contas e colocou números interessantes sobre o tapete vermelho do Met Gala. O resultado mais impressionante? Mais vestidos Stella McCartney (que era co-host do evento) que McQueen. Vai entender... 

P.S.4: Daphne Guinness - musa de McQueen e uma de suas admiradoras mais fervorosas - se vestiu para o evento em uma vitrine da Barney's! O Huffington Post fez uma ótima edição do momento, entrevistando pessoas que estavam ali só para ver a performance da herdeira das cervejas Guinness e uma das maiores colecionadoras de couture da nossa época.


Então? Provoquei repulsa ou amor com meu texto? :)

Monday, 28 February 2011

Oscar 2011: the red carpet trends

Everyone knows that, when it comes to red carpet affairs, no event does it better than the Oscars. Celebrities try to make extra effort to show up in beautiful designs, and from that "red catwalk" we can always notice some trends that emerge.

And in this year's event the trend that caught our eye was colour. Sure, there was a clear trend in shape, regarding a more slimline sillouette - and a favouritism to a more minimalistic approach in make-up and accessories -, but the most striking affair were dfinitely the colours because of the similarity of tones presented by the attendees. Reds, nude tones adorned with embellishment, giving an illusion of texture and movement, and tones of lavender and purple were the main choices of colour (click on images for details):


Reds in the red carpet!

Anne Hathaway in Valentino Couture vintage, Penélope Cruz in L'Wren Scott, Jennifer Hudson in Atelier Versace, 
Sandra Bullock in Vera Wang and Jennifer Lawrence in Calvin Klein



Glowing nudes

Hailee Steinfeld in Marchesa, Halle Berry in Marchesa, 
Michelle Williams in Chanel Couture and Mandy Moore in Monique L'Huillier



Purple, lavender and lilac - the new black?

Mila Kunis in Elie Saab, Scarlett Johansson in Dolce & Gabbana, 
Cate Blanchett in Givenchy Couture and Natalie Portman in Rodarte



As mentioned above, also a noticeable trend was the minimalistic approach towards make-up. All but very few of the atendees wore heavy make-up and there is a clear trend for a more subtle approach, focusing primarily on perfecting the skin and achieving a more "natural" look:


Michelle Williams, Gwyneth Paltrow and Cate Blanchett - pale perfection


Penélope Cruz, Halle Berry and Mila Kunis - very soft smoky eye


Scarlett Johansson, Natalie Portman and Nicole Kidman - lipstick colour to suit all


Amy Adams, Mandy Moore and Sandra Bullock - lightly coloured lips


Two things worth mentioning (and viewing) were the seven dress changes Anne Hathaway did while presenting the Oscars and the dress Cate Blanchett chose to wear, a Givenchy Couture. Anne hired stylist Rachel Zoe to help her in the dress changes and the result was very pleasing. Most dresses suited Anne's personality and style, and were from powerful names within the fashion industry.


Anne Hathaway in Vivienne Westwood, Lanvin and Atelier Versace


Anne in Givenchy Couture, Armani Privé and Tom Ford


Anne enjoying the movement of her flapper style Oscar de la Renta



Cate Blanchett surprised every style newscaster on the red carpet with her Givenchy Couture dress. It may not be to everyone's taste - especially to those who are not deep into fashion - but it suits perfectly the actress and is more than just a style statement. For me, best of the evening by a landslide. But indeed, too fashion-forward for many.

Cate Blanchett and her Givenchy Couture dress - possibly best of the evening?



P.S: For more images on red carpet dresses click here, and here for a special on the nude red carpet dresses.

Oscar 2011: os vestidos de Anne Hathaway!

Como havia prometido, mais um post sobre o Oscar de ontem à noite! Rapidinho, só para mostrar os vestidos usados no palco do Kodak Theater!

Bom, todo mundo já sabia que Anne Hathaway ia trocar de vestidos algumas inúmeras vezes né... Porque é assim mesmo, é o que acontece com apresentadoras de eventos desse porte. E vazando a informação de que Anne havia contratado Rachel Zoe para ser sua stylist para o evento - por uma quantia inimaginável, absurda e imensa, dizem as fontes! - era de se esperar que o resultado fosse ótimo.

Bom... mais ou menos, né? Não duvidando da capacidade de Zoe, mas da última vez que ela teve um spotlight grande ela transformou todas as meninas que vestia em mini-Zoes... Fiquei com medo de Anne Hathaway aparecer só de vestido hipie-chic e com cabelos semi-ondulados! Mas nada, Rachel Zoe foi mais que profissional e os looks ficaram a cara de Anne - e absolutamente lindíssimos! Vejam só:


o meu preferido: Givenchy Couture 


Anne galhofando de Lanvin - e vocês acham que o terno foi um style statement? 



que nada! Foi é mais uma galhofa com o James Franco!


Anne com um dos vestidos mais requeridos do momento: Tom Ford


arrasando em Atelier Versace


suuuuuper elegante em Vivienne Westwood - 
que está me surpreendendo com seus vestidos "comportados"!


o lindíssimo e futurista Giorgio Armani (gostei mais que na passarela!)


Anne felicíssima com seu flapper Oscar de la Renta


E não foi só Anne quem trocou de vestido não... Diversas celebs que pintaram no tapete vermelho iam cantar as músicas-tema dos filmes escolhidos para ganhar o prêmio de melhor trilha sonora. Com isso, Florence Welch, Céline Dion, Mandy Moore e Gwyneth Paltrow apareceram com vestidos diferentes da entrada no Kodak Theater.

Florence Welch, Céline Dion, Mandy Moore e Gwyneth Paltrow
- todas trabalhando o "costume change"


Eu acho que as únicas que se deram bem foram a Florence e a Gwyneth - e Gwynny, mesmo assim, passando raspando! Achei o vestido de Mandy Moore meio carnavalesco demais (mas né? tamos na época...) e o de Céline mais BLAH ainda que o anterior. Sono completo.

Conclusões: valeu a investida de Anne Hathaway em Rachel Zoe? As cantoras, deveriam ter ficado com seus vestidos do tapete vermelho? Quero saber todas as opiniões!

 
BlogBlogs.Com.Br