Tuesday, 21 June 2011

Versace para H&M!

Gente, sou eu que tenho estado completamente fora do ar no que concerne assuntos de moda, ou isso saiu hoje mesmo? Porque acabei de receber um vídeo dos amigos da Barracuda TV sobre a nova colaboração da H&M com a Versace!





Fiz uma tradução para o português - tradução livre, hein, não sou tradutora oficial! - para que todos aproveitem! O vídeo mostra alguns modelos desenhados além de um vestido pronto. Bem a cara da Versace, super sexy. E vou morder a minha língua (porque eu não sou muito chegada na marca): achei ele bem bonito!

Além disso, Donatella gravou um teaser falando um pouquinho sobre a coleção. Nesse eu não recebi o arquivo do vídeo - somente o link para o vídeo - e tento explicar o que ela fala: a coleção contará com muitas estampas, muito couro, muitas tachas, muito dourado, sexy e rock 'n roll. Ou seja, pra quem gosta de Versace, será um prato cheio!





A coleção estará nas lojas a partir do dia 17 de Novembro em 300 lojas ao redor do mundo e online. Taí uma boa hora de contactar as amigas que moram em países com H&M pra poder enviar tudo pra lá... Serão 40 peças femininas, 20 peças masculinas, cintos, bijuterias e uma novidade: peças para a casa! 

Tenho que dizer que estou de olho nessas peças para a casa, viu? Como disse acima, não sou muito fã das roupas Versace (não uso nada muito justo), mas Donatella adora um leopardo... e eu adoro também! Quero ver se tem umas almofadas ou colchas fofas pra mim. 

Assim que eu tiver mais novidades sobre a coleção, postarei por aqui. E já já coloco no ar a coleção outono/inverno da H&M!

UPDATE: Acabei de encontrar mais novidades sobre a coleção. Essas são imagens exclusivas que a Vogue UK conseguiu de algumas das peças-piloto da coleção, além de uma imagem de Donatella com um vestido da coleção ao final do desfile da Versace menswear ontem!








Sunday, 19 June 2011

editorial impressionante

Taí uma coisa que eu achei que nunca ia falar na minha vida... mas, como muitas coisas, é só dar um tempo que tá lá você falando e nem acreditando. Mas eu AMEI um editorial de moda que a revista brasileira Criativa colocou em sua edição de maio, entitulado "Zoo". Eu diria que a Criativa não é uma revista em que uma pessoa procura para ver moda na sua melhor essência e, mesmo dentre as revistas brasileiras, ela não seria nunca a minha primeira opção (e nem a segunda nem a terceira, pra ser sincera!).

Mas esse editorial, fotografado por Fabio Bartlelt e protagonizado pela modelo Aline Zarella, é espetacular. Ao ver as imagens eu automaticamente pensei em Mick Jagger ou Steven Tyler. Apesar de ser um editorial feminino e totalmente dedicado aos animais, ele tem uma pegada "classic rock" muito forte. E como muitos dos grandes ídolos do rock vestem roupas super andróginas, aposto que eles adorariam esse editorial e ficariam super felizes se comprassem algumas dessas peças de roupa.

Eu, que curto um look mais rocker, amei de verdade. A primeira e a última imagens são tudo que eu quero ser quando crescer!


















Um editorial completamente maravilhoso. Fiquei embasbacada e, mais ainda, ao saber que era da Criativa. Honestamente quando vi as imagens achei que era um editorial gringo. Parabéns pro pessoal da revista. Não estou a par das revistas brasileiras como um todo, mas pelo pouco que tenho visto ultimamente, achei que esse editorial foi melhor do que as últimas coisas que eu vi na Vogue Brasil.

Friday, 17 June 2011

Boho chic

Coloco o post - retirado do melhor site de sátiras sobre celebridades da internet, o Te Dou um Dado - na íntegra, porque ele é PER-FEI-ÇÃO:


"A gente adorou que a Ariadna (ex-BBB11) contratou uma personal stylist pra aconselhá-la a se produzir.
Mas daí pensando melhor a gente acha que ela tem que demitir a stylist e contratar o redator do Ego, que definiu perfeitamente o estilo da ex-BBB. Que boho chic que nada.


A gente também se borrou aqui. Mas não foi muito chique não." 

Eu CHOREI. Literalmente. Lágrimas caíram do meu rosto. Eu ri incontrolavelmente por mais de cinco minutos. Daquelas síncopes de riso que você para, respira, consegue se controlar. Aí se lembra de novo e cai na gargalhada novamente. E de novo... E de novo. Obrigada, Ego, por essa alegria de viver que você compartilha com todos. E obrigada, claro, às meninas do Te dou um Dado!

Monday, 13 June 2011

de onde vem a sua bolsa de couro?

E os assentos do seu carro, o detergente que você lava roupas, a sola dos seus sapatos? Ninguém gosta de falar sobre temas *controversos* da moda porque não importa o que você fale sempre tem alguém que vai te tacar uma pedra. Mas a BBC, como sempre, vem com uma ótima e imperdível série sobre os processos produtivos não só da moda, mas de TUDO que usamos no nosso dia-a-dia. Entitulado "Kill it, cut it, use it", a série é um spin off da já famosa "Kill it, cook it, eat it", que mostrava como a indústria alimentícia faz seus produtos.

Tudo começa sempre com uma vaca, um porco, uma ovelha. O resultado final é sempre lindo e provavelmente todo mundo tem um em casa - ou deseja ter! Mas pode ter certeza o caminho entre o pasto e a sua casa é mais do que meramente tortuoso.

Eles mostram MESMO os animais sendo mortos no programa, a forma como são mortos, o processo de fabricação completo. E, claro, mostram ao vivo para um bando de desavisados que usam e abusam daquele produto sem saber de onde ele vem. Se pela TV o resultado é muuuuuuuuuuuuuito chocante, eu não tenho a menor idéia de como essas pessoas conseguem aguentar o negócio ao vivo. Neste exato momento o programa está no ar, e eu tô vendo uma vaca sem pele e literalmente aberta ao meio com seus intestinos sendo puxados para serem transformados em CORDA DE RAQUETE DE TENIS. E, sendo que a menos de 10 minutos atrás eu vi uma vaca ter sua pele retirada e suas partes internas cortadas - o coração ainda batia (contrações involuntárias, a vaca já estava morta, ok?). Pois é, não é pra qualquer um...

Pra quem tá interessado em saber mais sobre a série, consegui um vídeo do comercial. Assim que me mudar pra Inglaterra - e tiver acesso aos arquivos da BBC! - vou colocar tudo isso no ar porque acho que vale muito a pena de ser compartilhado.




Como sempre digo, informação é o melhor caminho. Não vou parar de comer vaquinhas (apesar de querer muito!), mas cada vez mais fico confiante de minhas decisões porque sei que as tomo com consciência. Saber mais sobre o processo produtivo de tudo que consumimos - e não só as coisas da moda! - é o melhor caminho pra encontrarmos soluções plausíveis para um futuro mais ecológico e realista.

P.S.: Agora estão mostrando como se faz cerâmica fina (e de alta qualidade) para pratos e sets de chá com ossos de vaca. Cola comum (aquela Pritt em bastão, o super-bonder, todas) com colágeno da vaca e espuma anti-fogo (aquela que fica nos bujõezinhos obrigatórios dentro do seu carro) feito de casco de vaca. Se por um lado eu me sinto mal em comer vaquinhas, é bom saber que "as sobras" também tem seu uso e a maioria das coisas não são perdidas.

Beleza põe mesa?

Pois bem, chegou a hora. Deixei a pesquisa por um tempinho no ar pra saber um pouco mais sobre vocês e como vocês se vêem. Na verdade, a pesquisa ainda está aberta - e o sorteio também! - e só a fecharei quando começar a escrever mesmo sobre os tipos de corpo, o que deve acontecer ainda essa semana. Então, se você ainda não respondeu, ainda tem chance de concorrer e, de quebra, me ajudar!

Duas sortudas vão ganhar coisas beeeem legais - tô com uma edição nova da Lula magazine novinha em folha e fechada (me mandaram duas, sei lá porque...), um oxford tamanho 37/38 da Urban Outfitters super fofo além de outras coisas. Como disse, ainda não defini exatamente os prêmios, mas garanto que serão ótimos!

Mas, ao assunto que interessa: tipos de corpo e por que eles são importantes ao se vestir. Esse post terá um quê de aula de biologia mas, em se falando de corpos humanos, não tem como ser, né?

Comecemos então pelos nossos olhos. Existe um velho ditado anglo-saxão que diz "beauty is in the eyes of the beholder" - a beleza está nos olhos de quem vê, traduzindo livremente. E, como é o caso em quase todos os ditados, tem um fundo de razão. Cada um tem suas preferências pessoais mas, para psicólogos, biólogos, antropólogos e muitos outros "ólogos" mais, existem fatores comuns entre todos os seres humanos que os fazem preferir, por exemplo, o Brad Pitt ao seu Manoel da padaria da esquina. Esses fatores vem sendo estudados frenéticamente, já que descobrir o que faz alguém ser "belo" é uma fórmula mágica que renderá provavelmente muitos bilhões (quiçá trilhões ou qualquilhões, à lá Tio Patinhas) ao pesquisador.


Brad Pitt em diversas versões: alguma delas te atrai ou você prefere dar uma olhada na padaria 
e ver se tem algo melhor sendo oferecido?


Para quase todos os seres do planeta (falemos aqui daqueles que se movem; plantinhas são seres vivos mas não chegaram ao estágio de escolher parceiros!) podemos identificar traços, atitudes ou características específicas para chamar a atenção de potenciais parceiros. Isso é uma das leis inteligentíssimas da Natureza para assegurar que sempre "os mais fortes" sobrevivirão. Um exemplo ÓTIMO para ser dado aqui é o pavão. O macho tem aquela bela cauda super colorida para chamar atenção de fêmeas. Quanto mais bonita e colorida a cauda, maior a chance que ele tem de cruzar e perpetuar seu DNA. A cauda colorida representa a saúde daquele pavão - e a gente pode extrapolar para nós mesmos... quando estamos doentes, nossa cara fica amassada, torta, com aquela verdadeira "cara de ontem". O mesmo ocorre com os outros seres vivos. No final, as fêmeas mais aptas escolhem os machos mais aptos, e as chances que suas crias sejam mais fortes é maior.


pavão tentando capturar a atenção da "pavoa" - e ela só ligada na comida!


E, saindo um pouquinho do assunto... pois é, é o MACHO que tem a cauda colorida. Na verdade, isso se aplica para a grande maioria das espécies! Os machos são os que tem características "embelezantes" para chamar a atenção das fêmeas, e não o contrário. E aí você pensa: tô eu aqui, colocando quilos de maquiagem, escova, unha, depilação... pois é. Mais fácil ser "pavoa", pode ter certeza!

Voltando ao ponto: chamar a atenção de um parceiro para perpetuar a espécie está no nosso DNA, é o que todos os seres vivos no planeta fazem. E, apesar de nos acharmos "evoluídos", esse ainda é um dos nossos propósitos principais por aqui (não querendo agredir a religião de ninguém, ok? estou analisando o lado puramente físico da nossa existência). Como não temos cauda colorida ou nada que seja uma característica clara e visível para nos diferenciarmos, cabe aos pesquisadores analisar nossas atitudes e pensamentos para determinar: como vemos o belo?

Existem diversos fatores que cientistas e pesquisadores já descobriram (e se tiver muita gente interessada eu posso escrever sobre isso - é só fazer um comentário!), mas o que nos interessa aqui pra dar continuidade ao nosso "estudo sobre tipos de corpo" é a SIMETRIA. Diversos estudos e papers já foram elaborados no que concerne a simetria facial e corporal de homens e mulheres. Não se pode provar que a simetria é chave para ser considerado belo, mas há uma correlação entre o que achamos belo e a simetria das pessoas.


exemplo de simetria facial computadorizada


E o que quer dizer simetria? Bem, é simples. Pense que você foi desenhada em um papel. Se ao dobrar o seu desenho ao meio (longitudinalmente) e o seu lado direito bater direitinho com o seu esquerdo, parabéns, pois você é simétrica!

Mas a verdade é que muito raramente (mas muuuuuito, muito meeeeesmo) isso acontece. Todos nós temos um percentual de simetria, mas o famoso "ninguém é perfeito" se aplica aqui.


as imagens acima e abaixo apresentam nessa ordem: imagem original, imagem feita por computador com simetria para o lado direito/esquerdo (Angelina/Marylin) e simetria para o lado esquerdo/direito (Marylin/Angelina)


Angelina e Marylin: consideradas as mais belas de suas épocas e nem um pouco simétricas!


Como eu disse antes, estudiosos entendem que existe uma correlação entre simetria e beleza mas isso não dá pra ser provado. Correlação quer dizer que existe uma relação entre eles, mas não se sabe ao certo qual; existem indicativos, mas não dá pra ser 100% provado. Por quê não dá pra ser provado? Bem... porque nós, apesar de gostarmos de simetria (uma característica que evoca a matemática!), não somos sempre coerentes e para se provar algo com 100% de certeza precisa-se, infelizmente, de precisão e coerência. Por isso que esses estudos médicos demoram taaaanto...

No mais, as imagens acima mostram que apesar de serem consideradas umas das mulheres mais belas do mundo, tanto Marylin Monroe quanto Angelina Jolie não tem nada de simetria facial. Aliás, nem um mesmo estilo de beleza elas tem: Marylin é muito mais próxima de uma beleza "clássica", estilo girl next door norte-americana, enquanto Angelina tem uma beleza super exótica, quiçá até um pouco masculina, com mandíbula grande e boca larga.

E o que isso tudo tem a ver com CORPO? Pois é... era sobre isso que falávamos. Pois bem, o mesmo se aplica para nossos corpos. Porém não é exatamente como no rosto, onde "dobramos" nossa cara na vertical. Na verdade, dobramos nosso corpo na horizonal, na altura de nossas cinturas. Se a circunferência de nosso quadril é mais ou menos a mesma que a do ponto mais largo de nossas costelas (onde ficam os nossos seios), somos simétricas.


Picasso foi revolucionário na sua pintura por explorar muito a questão da simetria
e o contraste entre o efeito 3D (o que vemos na "vida real") e 2D (o que se vê nas pinturas)


Daí vem a definição de um dos tipos de corpo feminino, o corpo tipo ampulheta - ou tipo X, 8, violão, e por aí vai. Aparentemente, esse tipo de corpo é mais "atrativo" ao sexo oposto por motivos também biológicos: uma fêmea que tem sua cintura com mais ou menos 70% do tamanho de seu quadril chama a atenção dos machos porque demonstra uma capacidade melhor de parir a cria. E voltamos pro caso da biologia e dos animais, perpetuação da espécie, etc.


Marylin, com seu corpo tipo violão (ou ampulheta) e como esse tipo de corpo é celebrado ao longo da nossa história - inclusive hoje em dia, através dos manequins


Nesse momento paro aqui e ressalto a seguinte coisa: todos esses estudos, tudo o que escrevi aqui, o que pretendo escrever sobre tipos de corpo e como se vestir para cada um deles não tem como finalidade *agradar* o sexo oposto! Faço sempre a referência à biologia porque, essencialmente, somos mamíferos como todos os outros e, até certo ponto, atuamos da mesma forma. O que pensamos como "agradável aos olhos" muitas vezes está relacionado a nossa evolução e, de certa forma, está já embutido em nossos cérebros. Então deixo bem claro: toda essa coisa de "agradável ao olhos" é simplesmente algo inconsciente. Tanto homens quanto mulheres olham para outras mulheres (e outros homens também) e vêem neles a "concorrência" por seus atributos físicos.

Por isso que sempre buscamos por um corpo perfeito, cabelo impecável, rosto lindo e tudo mais. Não é porque queremos somente arranjar um namorado (ou namorada), mas também porque instintivamente queremos nos destacar mais que "a concorrência"!

No próximo post falarei mais especificamente sobre os tipos de corpo femininos - você já sabe qual é o seu?

Friday, 10 June 2011

uma verdadeira boa notícia

Só pra compartilhar que esses últimos dias foram intensos. Não somente pelas poucas horas dormidas por noite, mais um vôo saculejante (pro pessoal que acha super lindo - ou rhyco, phyno e todos esses adjetivos que eu detesto - voar mais significa ver a morte na tua frente muito mais vezes, e garanto que não é legal) e muitas coisas para fazer. Foi intenso porque foram cinco dias para resolver os próximos anos da nossa vida (e por nossa, leia-se a minha e a do marido).

Claro que não deu tempo pra tudo e, infelizmente, a procura por apartamentos em Londres resultou em muitos *apertamentos* sendo vistos, alguns banheiros chocantes (e a propagação do mito "europeu não toma banho" continua...), dois pied-a-terres fantásticos que custavam mais do que podíamos pagar, ofertas negadas e a volta à estaca zero. Fazer o que... dia 25 taí já, e mais uma vez vamos pra London, baby! buscar nosso cantinho.

O resto dos cinco dias foram divididos com uma troca imensa de e-mails para conseguir um horário de entrevista na London College of Fashion. Eu não sou das que compartilha muito o dia-a-dia da vida porque acredito no olho gordo (inveja branca é conversa pra boi dormir...) e também em realizações, não suposições. Sou daquelas que o pássaro na mão vale mais do que 1001 utilidades voando, então só quando tenho que compartilho.

E foi isso mesmo, apliquei pro mestrado em Jornalismo de Moda para a London College of Fashion. E depois de lerem o meu application, fui selecionada para uma entrevista. Entrevista essa que seria feita por telefone, se não fossem os mil e-mails mencionados acima para que eu garantisse uma horinha no calendário do super concorrido Andrew Tucker. Esse tio que tá nesse vídeo legal aqui (não consegui colocar direto aqui no blog, desculpem!): http://www.fashion.arts.ac.uk/51197.htm.

Tenho que dizer que A-M-E-I o homem de paixão, quero ele como melhor amigo. Foi definitivamente a melhor experiência de entrevista que eu tive na minha vida, queria que todos os futuros empregadores/entrevistadores fossem assim. E, ao final da minha uma hora e dez de entrevista (sim, foi longa, a gente ficou só uns 10 minutos falando sobre comida e outros 10 sobre namorados/maridos que são mais pentelhos que nós na busca por apartamentos!), ele me ofereceu uma vaga!

Pinto no lixo não define. Aparentemente, isso é quite an achievement. Pra quem tá acostumada a não se achar lá grandes coisas (é pior, eu me acho a ervilha não digerida do cocô do cavalo do bandido), devo dizer que foi um belo elogio que carregarei pro resto da minha vida.

E, cereja no topo do bolo, tive meus 15 minutos de papo com Franca Sozzani e Lisa Armstrong, editora-chefe da Vogue Italia e editora-chefe da seção de moda do jornal britânico The Times, respectivamente. É o segundo ano que o Times e a Vogue Italia se juntam pra fazer na Harvey Nichols o Vogue Experience. O evento é uma tarde direcionada a dar conselhos e direcionamente sobre carreiras em moda e, claro, um scouting básico. Se você sabe se vender bem - e se teu perfil faz parte de algo que eles estejam procurando - chances são de você sair de lá com uma entrevista e quiçá um emprego.

Marquei meu appointment e fui lá, felizona. Pra descobrir que a fila dava voltas no 4o andar da Harvey Nichols e a espera era de, no mínimo, uma hora e meia. E isso porque eu tinha a entrevista da London College of Fashion logo depois, além de um vôo saculejante de volta à Barcelona logo em seguida. Tenso.

No final, minhas três semanas de curso de italiano se pagaram ali: consegui chamar a atenção de uma das aspone (pra quem não conhece o termo, joga no Google e se diverte) com meu "come ti chiami" e furei a fila dada minha entrevista em menos de meia hora do outro lado da cidade.

Qual a minha surpresa ao chegar lá na frente e não ver somente Franca e Lisa, como também Manolo Blahnik, Katie Grand e Christopher Kane! Soube também que minha musa jornalística Hilary Alexander, Giles Deacon e Sarah Mower também passaram por lá. Todos apareceram pra dar uma "mãozinha" e descobrir designers de sapatos, bolsas, roupas masculinas, fotógrafos, produtores de moda, jornalistas... Honestamente, era um prato CHEIO pra quem trabalha bem e queria uma chance ao sol.

Lisa conversou comigo por uns 10 minutos e Franca por uns 5. Fui ali não somente com o intuito de vê-las mas também de saber sua opinião sobre algo importante para mim: é ou não necessário ter o carimbo de uma universidade de moda para seguir no jornalismo na área? Franca foi mais a favor do estudo, já Lisa foi enfática e disse: há 15 anos atrás nenhum desses cursos existia. Se o seu curriculo parasse na minha mão, eu não me importaria. Pra que? Curriculo na mão, Lisa, me contrata pro Times! Vamos ver no que isso dá... mas não tenho muitas esperanças.

Abaixo algumas fotos do evento - não tirei muitas porque estava não só nervosa com o tamanho da fila mas também com os olhares dos seguranças!


 antes do evento começar, Franca tranquila dando entrevistas... cortesia da Vogue UK






Franca Sozzani e Lisa Armstrong esperando por mim 


 Christopher Kane


Manolo Blahnik


minha visão depois de furar a fila: o segurança do meu lado me olhando com cara feia por tirar fotos, a tia de vermelho foi a italiana que eu encantei com meu "come ti chiami" e Lisa Armstrong ao fundo, conversando interessadamente com alguém


Então é isso. Compartilhando uma verdadeira boa notícia. Mix and Mary e eu seremos amigas de turma! London College of Fashion, me aguarde!

Monday, 6 June 2011

Novidades!

Pois bem, o blog vem andado meio parado... um pouco por causa daquela tal "falta do que falar", um pouco por excesso de trabalho e um pouco por causa de mudanças! Não queria falar antes mas, agora que tudo se encaminha, já posso compartilhar. A partir de julho estarei em nova base: Londres!

Barcelona foi uma boa "casa", mas já se foram quatro anos por aqui e a saudade bateu. Londres sempre foi a nossa casa - tanto pra mim quanto para o marido - e nada como voltar e se sentir bem. No mais, o blog daqui a pouco também mudará de casa e eu até peço a ajuda de vocês!

Visitem http://trendmenu.com.br e vejam se gostam. Quero saber de verdade se o layout é interessante, fácil de navegar, essas coisas. Estamos nos ajustes finais e tem algumas coisas que eu acho que não estão assim *como uma Brastemp*, então a opinião de vocês vai contar mesmo! Falem sem dó nem piedade, viu?

Já já volto à programação normal - e com um vídeo da nova coleção de inverno da H&M!

Thursday, 2 June 2011

sorteio Trend Menu - já respondeu à nossa pesquisa?

Então! Sorteio à vista! Faz um tempo que não sorteio nada por aqui e havia compartilhado meus motivos com vocês... Porém, vou arriscar novamente - me chamem de teimosa, fazer o que. Ainda não sei o que vou sortear mas já estou com umas idéias na cabeça... podem ter certeza que vai ser bom!

Mas, para participar desse sorteio, você tem que responder a umas perguntinhas que me ajudarão a escrever aqui no blog! Não é nada demorado, termina em menos de cinco minutos e vai me ajudar bastante. Quem se anima? E pra participar do sorteio é só colocar seus dados no final da pesquisa. Desde já agradeço a todos!


Create your free online surveys with SurveyMonkey, the world's leading questionnaire tool.


ATENÇÃO: acho que algumas pessoas que tem Mac (e utilizam Safari como navegador de internet) não conseguem ver a pesquisa. Infelizmente o Survey Monkey só me dá três opções de coleta de dados, e nenhuma é através de um link. As outras duas são através de janelinhas pop up e que, acredito eu, a maioria das pessoas tem bloqueador de pop up. Ou seja, tô numa sinuca de bico... Peço desculpas àquelas que não conseguem visualizar a pesquisa - fugiu do meu controle! Se vocês tiverem como ver em outro navegador de internet, agradeço. Se não, agradeço também pela cooperação! Desculpas!

 
BlogBlogs.Com.Br