A French Connection é uma marca que sabe fazer seu marketing muito bem. Iniciada em 1972, a marca expandiu relativamente rápido por diversos países do mundo com o conceito de "moda de passarela a preços acessíveis". Mas o que deixou (e ainda deixa) as pessoas cada vez mais instigadas pela French Connection são suas campanhas de marketing.
Em 1997, um fax vindo da filial de Hong Kong deu a idéia aos criadores da French Connection para sua nova estratégia de marketing. Intitulado "from FCHK to FCUK", o fax colocava na cara da equipe um acrônimo interessante. A similaridade com a palavra "fuck" deu de bandeja às equipes de marketing e de criação da marca um material novo, irreverente e inovador. Com isso, campanhas foram criadas ao longo dos anos baseando-se nesse novo material. A French Connection registrou a marca FCUK como sua e, a partir daí, o resto é história.
A French Connection explorou bem a controvérsia com o acrônimo e produziu uma linha de camisetas super popular, com mensagens como "fcuk fashion", "fcuk this", "hot as fcuk", "mile high fcuk", "too busy to fcuk", "lucky fcuk", "Fun Comes Usually Kneeling", "fcuk on the beach", "cool as fcuk", "fcuk off", entre outras. Algumas foram destinadas a públicos específicos (países específicos ou regiões específicas), como a "fondle constantly until knackered" só para o mercado britânico, e "fcuk in hull" e "no fcukin worries" para o mercado australiano. Em 2001, a marca abriu sua primeira loja em São Francisco, e banners enormes foram colocados na entrada da loja dizendo "San Francisco's first fcuk". Ou seja, eles não são nem um pouco avessos a controvérsias.
Treze anos mais tarde, e vamos à campanha de primavera/verão 2010 da marca. Feita pela super-inovadora agência de marketing Fallon, a campanha é divertida e brinca com inúmeros estereótipos - o que é ser mulher/homem, cinema e artes francesas, o linguajar do "franglais" (a mistura entre o inglês e o francês - tal qual o nosso "portunhol, sabe?). Tudo isso com uma dose enorme de humor britânico; quase um sketch do Monty Phyton.
Direcionada a homens e mulheres em separado, a campanha é uma "releitura" do estilo dos filmes franceses. Com poucas palavras, a intenção é mostrar um homem "de verdade", que não se importa com moda e tem seu lado "macho" exacerbado; e mostrar uma mulher "delicada e feminina", super misteriosa e com nuances e camadas em sua personalidade.
A Fallon também criou, a pedido da French Connection, comerciais no mesmo tema. Eles são uma delícia de ver, e colocam de forma muito mais evidente a ironia que os criadores queriam passar com essa campanha de marketing.
O site da marca tem uma seção destinada somente às campanhas de marketing da companhia, e vale muito a pena dar uma visitada para inspiração - especialmente para o pessoal que trabalha com marketing de moda. E o canal deles no Youtube contém todos os comerciais, que também são um must see. A French Connection é uma das marcas que tem muito a ensinar no quesito "marketing com irreverência".
Fontes: French Connection; If it's hip, it's here; Fallon; Style Frizz; Youtube.
2 comentários - Comente aqui!:
OI...obrigada pela visita...adorei teu blog...muito interessante...tem muita coisa pra ver me avisa da inauguração do novo blog.
Beijo,
Silvia
Atelierdafilo.blogspot.com
Demais essa campanha hein?
mil beijinhos
kammy!
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