Monday, 26 April 2010

tendência: sapatos e sandálias para o verão!

Uma de nossas fiéis leitoras pediu um look mais profundo nas tendências de acessórios, dadas as dificuldades que as pessoas tem no Brasil ao acesso às novas coisas que saem por aqui. Como a quantidade de coisas que saem por aqui são infinitas no que concerne acessórios, dividirei os posts em sapatos, bolsas e depois o que mais achar de interessante.

Primeiro, vamos à minha paixão principal: sapatos!





As tendências de sapatos para a primavera/verão aqui são mais amplas, dado que o calor não é de matar por mais de seis meses ao ano. Com isso, existem opções mais fechadas de sapatos - e isso eu particularmente adoro. Sei que o calor nos faz querer usar menos pano em todas as partes do corpo, mas eu não sou muito fã de sandálias completamente abertas; me sinto desprotegida. Isso sem contar que os pés ficam sujos e vamos combinar que ruas de cidades grandes não são primor de limpeza. Nem por aí, e nem por aí no Brasil. de toda forma, entendo que as pessoas queiram sandálias. Só acho que a indústria deveria fornecer um pouquinho mais de oferta de sapatos mais fechadinhos (e também dar um pouquinho de atenção a essa área no verão).




Por aqui, há tendências para todos os gostos. As influências, obviamente, complementam as tendências das roupas da estação, e com isso vemos muitos florais, náuticos, tribais, boho, rocker, cores marcantes... mas, das tendências que mais estão dando para falar, são claramente os tamancos. Sim, eles estão de volta.




Desde que Kaiser Karl os colocou nos pés de quase todas as modelos no desfile da Chanel de primavera/verão 2010, as revistas do ramo e os fashionistas não param de falar sobre eles. O que fazer? Apoiar? Negar com veemência? Tentar mais uma vez?






Ninguém, até agora, chegou a um consenso. Mas, desde que Alexa Chung apareceu vestindo os tamancos da Chanel na primeira fila de diversos desfiles de outono/inverno 2010-11 na London Fashion Week e depois na capa da Vogue UK de março, parece que os fashionistas escolheram o seu lado na guerra dos tamancos...


alexa e tavi (a pequenina do stylerookie) fazendo careta pra quem não gosta de tamancos


Apesar do gigante debate sobre os tamancos, diversos outros estilos de sapatos apareceram para aplacar a sede das consumidoras ávidas por novidades. Dentre os milhares de pares diferentes, as tendências que mais apareceram foram:

1. os sapatos com design "atlético": eles parecem tênis com saltos, ou levam cadarços, tiras ou detalhes em lycra e transparências, evocando o luxe sportswear look. Destaque em especial para os sapatos em tela, que apareceram em diversos estilos. Mas cuidado! Esse look pode transformar um sapato com influência de esporte para um pouco vulgarizado demais.





2. Ankle boots: sim, elas continuam, mesmo para o verão. No Brasil, o que eu aconselharia é buscar as ankle que tenham aberturas na parte de trás (além da normal com abertura na parte da frente), as feitas com tela, as que tenham aberturas em diversos pontos do sapato e, claro, as que tenham os materiais mais finos e que deixem os pés "respirar". Destaque em especial para os sapatos com laser cut - como a bota em destaque na foto abaixo. Esta é uma mini-tendência em sapatos no verão, não só para as meninas como para os meninos também!






3. Nudes: eles não só invadiram as passarelas nos corpos das modelos, como também nos pés. Os sapatos nudes já estavam nas prateleiras desde a temporada de verão do ano passado, mas dessa vez eles vem com mais força, já que combinam bem com a tendência dos tons pastéis.




4. Florais: se antes elas se restringiam aos vestidos, saias e blusas, nesta temporada as estampas florais vieram em tudo, inclusive sapatos. Sejam estampas tipo Liberty ou pintadas à mão e com cara mais moderna, os sapatos florais são um twist diferente às roupas em pastel ou nude, dando mais vida ao look




5. Vermelho: se o vermelho foi uma das cores principais nas roupas do inverno 2009-10, no verão ele migra para os sapatos. Combinando com os tons de vermelho dos batons vistos nas passarelas, ele vai do cereja ao coral - uma delícia!




6. Sapatos tipo Oxford: como eu já havia feito um post sobre eles, acho que não são novidade para os leitores assíduos... Mas os oxford já estão há algumas temporadas nas passarelas daqui e espero que dessa vez eles entrem no mercado brasileiro. E se alguém quiser um modelo para produzir um oxford de verão, eu tenho um aqui em casa perfeito! É só falar comigo...




7. Espadrilles: taí mais um nome que eu não sei a tradução pro português! As espadrilles são esses sapatinhos com a sola em palha, que fizeram um mega sucesso nos anos 50, já apareceram por diversas vezes nas passarelas e agora estão de volta. Elas combinam demais com o estilo náutico e, nesta temporada, aparecem desde os estilos mais clássicos (na primeira foto) até combinações inusitadas (como na segunda foto).






8. Wedges: mais conhecidas no Brasil como salto anabela, as wedges chegaram fazendo estrondo! Fazia muito tempo que eu não via tantos sapatos com salto anabela por aí, e também fazia muito tempo que eu não usava um...




Não sei, acho que eles foram tão massivamente produzidos no Brasil no final dos anos 90 e início desse século, que eu peguei uma certa ojeriza. Mas as novas anabelas aparecem de tantos jeitos diferentes que não há como não aderir à moda!




Eu comprei a "Wilma" da Urban Outfitters, que está na foto abaixo em três ângulos distintos. Ela combina com tudo e as fivelas não as deixam ficar com muita cara de "sapato de menininha" - que eu não sou muito fã...




E não é só esse modelo que eu estou de olho não! A Topshop produziu uma SUPER coleção de anabelas, e se pudesse, comprava todas! Aqui embaixo algumas delas (as primeiras são do Ashish para Topshop e o resto são da coleção normal):




9. Detalhes em tramas: seguindo o caminho étnico, diversos estilistas colocaram o desenho de tramas em sapatos. O resultado é inesperado, diferente e super estiloso!




10. Sandálias sem salto: as sandálias sem salto ocupam cada vez mais espaço no armário feminino, já que nem sempre podemos ficar andando com saltos enormes por aí. Mesmo tendo complexo de baixinha ou querendo dar aquela emagrecida nas pernas, nem sempre os saltos são bem-vindos a todas as ocasiões, e é aí que as sandálias sem salto aparecem.






E, se antes elas eram quase "Havaianas de couro", hoje em dia as sandálias rasteiras foram elevadas à categoria de sapatos de verdade, e vem com as mais diversas formas.






As sandálias rasteiras, assim como o resto dos sapatos de verão, segue as tendências principais das passarelas de primavera/verão 2010, e podemos ver na seleção influências das que descrevi acima para os sapatos.






Minha rasteira da estação? A de estampa de oncinha, que é um sapato oxford todo cortadinho, que está na foto acima à direita. Uma pena que ela é da Opening Ceremony e custa uma fortuna! Mas vou ficar de olho pra ver se vejo um similar por aí... e rapidamente ele irá pra dentro da minha sacola!

Quem quiser se aprofundar mais nas tendências de sapatos para o verão, é só ver a ótima seleção que a Vogue UK fez dos sapatos mais importantes dessa temporada, ou a super cobertura que o blog Hapiscal fez com os principais designers e passarelas da primavera/verão 2010. E dá-lhe espaço no armário pra tanta coisa linda!

1 comentários - Comente aqui!:

Rosi Tonaco said...

Ótimas dicas!! Você sabe onde eu encontro um sapato oxford estampado de flor aqui no Brasil??
Adorei o o blog e estou seguindo. Ficaria muito feliz se você seguisse o meu também...se você gostar! ;)
www.tressebien.com
bjks

 
BlogBlogs.Com.Br