Esse é um mini-post (porque estou preparando meu resumão de tendências sobre a NYFW e 100% de olho nos desfiles de Londres...) para falar sobre a mais nova estratégia de marketing da Zara. Chamado de Zara People, ele é muito similar a um Lookbook.nu ou Chictopia, porém voltado para peças de roupa da Zara. Pessoas se inscrevem no site people.zara.com, fazem uploads de fotos suas vestindo no mínimo duas peças principais - ou seja, não vale perfume ou pulseirinha... - e voilà. Se sua foto for escolhida, você ganha 300 euros para gastar nas lojas da Zara. Simples né?
Pois eu não acho que seja tãaao simples assim. Claro, é ótimo ter sua foto lá estampada para que pessoas vejam o quão bonita/estilosa/fashion você é. E melhor ainda é ganhar 300 euros para gastar na Zara. Mas meu feeling é que esse site tem mais a ver com coisas assim:
Pra quem não se lembra - ou nem sabe - a Zara se envolveu em GRANDES problemas por "roubar" fotos de blogueiras famosas e colocá-las como estampas em camisetas. Pra mim isso foi uma forma que a marca conseguiu para "criar" estampas de forma super fácil. Além, é claro, de ganhar de presente inúmeras formas que suas peças possam ser combinadas e utilizadas. Material riquíssimo para o pessoal de criação, de composição de vitrine e interior das lojas. E também um termômetro claro sobre o que está sendo mais utilizado pelas fashionistas mundo afora, com a facilidade de ter tudo dividido por país e região.
Ou seja: informação em quantidades absurdas de bandeja, pela mera chance de ganhar possíveis 300 euros. Pode ser um bom dinheiro para muita gente, mas podem ter certeza: essa informação vale *muuuuuuuuuito* mais pra Zara. Esse sistema não é inovador; o Lookbook.nu também é conhecido por vender suas informações, coletadas através de um número imenso de postagens de fotos provenientes de todos os cantos do mundo, para marcas e grandes clientes que buscam informação de moda. Se, pelo lado do negócio, essa idéia é extremamente atrativa - e, deixemos claro, legal, já que existem os "termos de contrato" que ninguém nunca lê mas que definitivamente anunciam que suas fotos e seus dados serão utilizados e você nada ganhará com isso - pelo lado pessoal não sei se é tanto...
Por isso, aqui fica meu conselho para quem faz upload de fotos online em geral: cuidado com o que postam por aí, mesmo valendo "prêmios". Você pode estar se vendendo por muito barato.
2 comentários - Comente aqui!:
Olá!
Vi que vc está na lista de blogs favoritos do blog De Chanel na Laje, e acho que vc deve saber que ele está fechando. Então, queria que vc ajudasse a divulgar uma campanha para convencer a escritora de lá a não abandonar seus leitores.
Se quiser colaborar, é só passar no meu blog para pegar a imagem da campanha e divulgar no seu blog, além de pedir para ela através de comentário ou e-mail para ficar.
Desde já grata!
beijos!
ps: AMEI seu blog!
Na verdade não entrei em contato com ela ainda. Um belo dia eu estava lendo o blog dela e essa ideia surgiu!rs A intenção não é fazê-la postar sempre, e sim deixar o blog aberto para lermos sempre que quisermos. Não sei se a minha ideia vai vingar, pq eu não sou tão popular assim na internet (tenho pouquíssimos seguidores),mas acho que não custa tentar!rs
Você falou alguma coisa com ela? Você acha que ela pode não gostar dessa história toda?
beijão!
Post a Comment