Sunday, 28 February 2010

trendmenu in the news!!!



A reportagem de capa da Revista Domingo traz uma reportagem sobre as blogueiras de moda do Rio e a TREND MENU não poderia ficar de fora. Obrigada à Marina Kezen (que fez a matéria) e todas as meninas que participaram (you rock!).




Se você está visitando o blog pela primeira vez, seja bem-vindo à festa! Somos duas amigas que têm uma empresa de consultoria de tendências baseada em Barcelona, a base da nossa ilustríssima Carol. Fazemos uma pesquisa de tudo que está rolando pela Europa e trazemos informações, fotos e novidades fresquinhas para os nossos clientes/marcas e pra vocês aqui no blog.

Sim, este blog é pra vocês, que adoram moda, gostam de se vestir bem, de falar sobre o assunto, saber das novidades pelo mundo... nosso objetivo é democratizar a informação para todo mundo além de apenas quem é "entendido", trabalha com isso ou tem oportunidade pra viajar e ver as coisas.

Se quiserem saber mais sobre nosso trabalho e nossa empresa:

nosso site: www.trendmenu.com

nosso tumblr (fotos de street style ao redor do mundo): trendmenu.tumblr.com



E, sem poder deixar de lado, presentes aqui os blogs mais fashion do Rio de Janeiro!

De Vestido, da Veronica Fantoni: devestido.blogspot.com
Two Sisters, da Cynthia Storck: twosysters-cy.blogspot.com
So Shopaholic, da Fernanda Alves: soshopaholic.wordpress.com
Fashionismo, da Thereza Chammas: fashionismo.com.br

Beijos!
Carol e Paula

Friday, 26 February 2010

H&M strikes back



O New York Times descobriu no início de janeiro que a H&M da 35th street simplesmente destruía suas roupas que não eram vendidas, ao contrário da política da maioria das lojas do ramo em doar para caridade ou vender para lojas de segunda mão. Eles simplesmente cortavam buracos nas roupas e jogavam fora, na parte de trás da loja, para serem recolhidas pelos lixeiros.




Pra quem não conhece, a H&M é uma marca sueca especializada em moda de massas (uma espécia de equivalente sueco da Zara, digamos assim). Apesar dos preços baixos, eles não representam um ideal de comércio justo, roupas de qualidade e atitudes que sejam amigas do meio-ambiente, desigualdades sociais e afins. Quase todo seu outsourcing vem de fábricas na Índia, China, Marrocos, Turquia etc, e muitas dessas roupas passaram por mãos de crianças, idosos e pessoas sem nenhum tipo de proteção legal para que tenham condições mínimas de trabalho.

Esse tipo de discussão política não é muito forte no Brasil por diversos motivos. O maior deles é que quase todas as peças vendidas no Brasil são produzidos internamente e nós, ao contrário da maioria dos países emergentes, temos proteção em excesso dos nossos trabalhadores. Mas essa não deixa de ser uma discussão válida pois, afinal, cada vez mais essas marcas vão invadir o Brasil: Zara já é bem estabelecida no país e existem diversos rumores que a H&M vai abrir suas portas por aí.

No final de janeiro, foi descoberto pelo Financial Times alemão que grande parte dos materiais que a H&M vendia como orgânicos não eram tão orgânicos quanto eles anunciavam... 2010 começou bem pra gigante sueca.



Mas, como tudo no mundo dos negócios de fast fashion gira muito rápido, a marca tenta reverter a situação lançando uma mini-coleção de primavera/verão baseada em materiais renováveis, orgânicos e reciclados. Todos os materiais usados na construção das peças é denominado sustentável; ou seja, não agride o meio-ambiente.



Chamada de Garden Party, a coleção é super baseada em florais, com cores pastéis e um rosa bem fúcsia e um azul ciano. As roupas são bem soltinhas, num clima muito primaveril e cara de "sonhos de uma noite de verão".






Fiquem com o vídeo oficial de lançamento da coleção, que estará nas lojas da H&M a partir de 25 de março:




Sendo ou não uma forma de ganhar novamente as graças do público, a iniciativa valeu bastante Tomara que a maioria das marcas tenha essa vontade de fazer por livre e espontânea vontade (a.k.a. pressão pública) mais coleções baseadas em materiais sustentáveis e reciclados. Muita gente tem preconceito com coisas de segunda mão, mas quem resiste à uma peça dessas?




Se você estiver perto de uma, acho que vale a pena dar uma checada. Não por serem "sustentáveis", mas porque elas aparentam ser lindas mesmo!

Wednesday, 24 February 2010

pequenos probleminhas...

Pois é... a gente sabe que vamos sair na capa da revista Domingo!!! Yaaaaaaaay!

E tentamos nos preparar... e meique não deu muito certo. Heh.

Tentamos fazer o blog ficar mais bonitinho, e perdemos um pouco do nosso histórico. Mas, sem medo, estamos aqui. Graças a Deus Paula tinha um backup, e vamos colocando aos poucos nossas estórias antigas, juntamente com as novas.

Pedimos desculpas aos nossos velhos leitores e agora, aos nossos novos! Esperamos que gostem mesmo assim e que voltem pra ver as nossas coisas novas diariamente, assim como as coisas mais antigas. Não é porque é velho que tem que ser descartado né? Vintage tá aí pra provar isso...

Beijos aos de sempre e sejam bem-vindos aos novos que aparecem por aqui!
Carol e Paula

Tuesday, 23 February 2010

tendência: como fazer a transição do verão para o inverno

A gente sabe que o verão no Brasil praticamente não para e acabamos não tendo uma vasta experiência com roupas de inverno. Por causa disso, muita gente ficando no mesmo esquema de sempre: jeans + sapato fechado + blusinha + jaqueta. Se o inverno prolongar por mais de duas semanas (como aconteceu em anos anteriores), todo mundo fica perdido.

Pensando nesse dilema, ficamos de olho nas melhores roupas transicionais dessa estação pra ver como vocês podem incorporar isso por aí:

1. Faça um vestido ficar bem mais interessante com botinhas, um colete e um cinto na altura da cintura: Leighton Meester, a Blair de Gossip Girl, linda e aplaudida de pé pelos fashionistas com sua escolha no desfile de primavera/verão da Louis Vuitton na Paris Fashion Week:







2. Use e abuse de meias com sandálias: elas fazem com que as roupas fiquem instantaneamente mais chiques! Como a própria Leighton fez acima, nas passarelas de primavera-verão 2010 vimos muitas meias usadas com sandálias. Essa é uma tendência vem aparecendo desde a primavera-verão 2008, representada pelo desfile da Burberry. Como é virtualmente impossível de se fazer isso no nosso verão, aconselhamos que essa tendência seja usada no outono e inverno.







3. Use uma paleta de cor mais neutra: brasileiro adora uma estampa, mas a moda cada vez mais transiciona dos super-coloridos anos 80 para os super-neutros anos 90, com cores mais leves e um enfoque muito maior no corte das peças. Comece desde já a investir em peças neutras: elas são as mais fáceis combinar entre si, salvando horas em frente ao espelho quando os dias estão um dia chuva, um dia sol!









4. Varie o look skinny: As calças de tecido ganham cada vez mais espaço nas passarelas e, se você não se sente confortável usando calças tipo harem (aquela do MC Hammer) ou gaucho (a famosa bombacha), aposte num look mais ajustado, com calças de tecido mais skinny. Apesar de não ficarem grudadas no corpo como uma jeans, o look fica muito mais elegante e diferente principalmente quando combinadas com estampas:










Bom, essas são algumas das formas que vocês podem ir adaptando o look do verão para o inverno... se quiserem mais sugestões, é só mandar um e-mail!

Monday, 22 February 2010

Multi-tasking material girl?

Madonna não pára mesmo. Depois colaborar com a H&M em 2007 na "M by Madonna" collection, a cantora lançará uma coleção com a gigante americana Macy's. A decisão ainda não é definitiva - Macy's e Madonna ainda estão na fase de negociação - mas as especulações já circulam pelo mundo da moda. Dizem que a nova coleção feita pela cantora será de lingeries e roupas de dormir. Será que teremos sutiãs cônicos a la Jean Paul Gaultier para comprar?

fierce!

Sunday, 21 February 2010

Maripol de volta!




Maripol é uma designer, estilista e artista francesa que se mudou para New York nos anos 70 pra tentar expandir no mundo da moda. Nos anos 80 ela se transformou em uma das mais importantes estilistas, criando looks para famosos como Debbie Harrie (do grupo Blondie) e Grace Jones.


Mas ela ficou mesmo famosa por ser a estilista de Madonna logo depois que o hit "Like a virgin" estourou. O estilo de Madonna caracterizou a década, e a grande responsável foi Maripol.




Agora a famosa estilista colaborou com Marc Jacobs para criar uma "capsule collection" para sua marca Marc by Marc Jacobs. A capsule collection tem camisetas e acessórios em cores super vibrantes e tudo será vendido por menos de 50 dólares.



(Refinery 29 e ViewOn)

Saturday, 20 February 2010

tendência: NYFW pelos olhos da Mudpie

Mudpie, a gigante britânica de consultoria de tendências, já montou sua visão da New York Fashion Week:



O que vocês acham?

Friday, 19 February 2010

acabou o dinheiro?

Como havíamos mencionado aqui no blog, a editora da revista online Fashionista, Lauren Sherman, computou uma lista de quanto as celebridades ganhavam para estar na primeira fila de um desfile. Porém, ao final da semana de moda em New York, percebemos que uma coisa foi unânime: a falta de "celebs" nas primeiras fileiras das passarelas. O que será que houve?


Para os entendidos no assunto, uma conjunção de fatores contribuiu para essa falta de 'rostos famosos' nas cadeiras. Primeiro, o fator clima : com tempestades de neve que assolando os Estados Unidos na última semana, vôos cancelados e um frio de dar dó, a possibilidade de se ficar ilhado no meio do nada deve ter espantado muitos notáveis de aparecerem nos shows. O tão falado credit crunch também pode ser um dos culpados, já que muitas marcas não estão com tantos números no azul... ou o precinho "módico" das celebridades diminui ou elas não verão passarelas tão cedo.

Porém, o fator mais culminante para especialistas, é que a tendência de se ver famosos à frente dos desfiles já passou e o mais interessante agora é ter bloggers e twitters nas primeiras filas. As pessoas que se importam com moda querem saber mais sobre pessoas como Susie Bubble (a super stylish sino-inglesa) e Tavi Genvinson (a pequenina de 13 anos que assustou o mundo com seu excesso de estilo e consciência de moda) do que artistas que apenas ganham suas roupas e saem por aí como verdadeiros cabides ambulantes.

Estilistas, estamos esperando nossos convites! :

Tavi Genvinson, na primeira fila da Dior Haute Couture 2010

e a modernização continua!

Ontem falamos sobre a novidade que a Dolce & Gabbana havia preparado para nós, com o lançamento de seu app para o iPhone; agora é a vez de Henry Holland. O criativo designer londrino - mais conhecido por ser melhor amigo do furacão Agyness Deyn - lançou um aplicativo para Blackberry onde os fashionistas de plantão poderão comprar camisetas da sua marca no segundo após o final do desfile (que acontece amanhã, dia 20 de fevereiro, em Londres).


Houve um pequeno preview das camisetas em seu blog uma semana antes do desfile que agora estão à venda através do aplicativo. Cada modelo estará disponível em lotes de 50 camisetas - ou seja, exclusivíssimas. Depois que acabarem, só serão vendidas novamente em setembro. Tem um Blackberry à mão? Então corre e me compra uma F.F.S. preta tamanho P!


Na cama com a camiseta

Thursday, 18 February 2010

E continua a febre do live stream...

Inovar significa ter criatividade à flor da pele, estar sempre na vanguarda e, claro, ter seu nome e sua coleção cada vez mais mencionada. Por isso mesmo, muitos nomes da moda estão sempre fazendo colaborações fora do âmbito da moda e querendo cada vez mais alçar vôo para outros meios.


Dado que a febre do live stream já está instalada, Domenico Dolce e Steffano Gabbana acabam de informar à mídia que passarão seu desfile feminino de outono/inverno no iPhone. Já que a marca faz o live de seus desfiles desde 2005 através do seu site (e do Facebook desde 2007), nada mais natural do que criar um aplicativo com a Apple para transmiti-los via telefone.

O evento irá ao ar dia 23 de fevereiro, através do site, do Facebook e, agora, do iPhone mais próximo a você.

jesus, agora no seu telefone.

Sunday, 14 February 2010

A nova era da internet na moda

Transmitir suas coleções ao vivo pela internet através do live streaming se tornou a mais nova febre dos designers internacionais. Nas temporada masculina de outono/inverno de 2010, marcas como Emporio Armani, Prada e Zegna colocaram à disposição do público a oportunidade de ver em primeira mão seus desfiles, dando um lugar na "primeira fila" para clientes e curiosos.

Nesta temporada feminina, grandes nomes como Burberry Prorsum, Alexander Wang, Marc Jacobs e Rodarte também apostam no potencial do crescimento deste meio como uma forma de comunicação direta com os consumidores. Já que nem todos podem ir aos desfiles, eles chegam ao conforto de suas casas.


Nick Knight, gigante da moda internacional, aposta no live stream como uma nova forma de comunicação. Sua empresa SHOWstudio é uma das que mais oferece a seus clientes esta possibilidade. Depois que Marc Jacobs declarou à imprensa que não gosta mais de celebridades na sua primeira fila, parece que finalmente marcas e estilistas viram que os clientes anônimos são os que sustentam a moda...

burberry também para anônimos.


P.S.: pra quem deseja ver o desfile da Burberry Prorsum, ele acontece dia 23 de fevereiro, às 4 da tarde horário de Londres (1 da tarde horário de Brasilia). É só acessar o site da marca aqui.

E quem quer saber quem são todos os designers da London Fashion Week que vão apresentar suas coleções via internet, clique aqui.

Saturday, 13 February 2010

r.i.p. Alexander McQueen

O mundo da moda sofreu um abalo logo antes do início da temporada de desfiles: Alexander McQueen, de 40 anos, suicidou-se em seu apartamento no centro de Londres, deixando apenas algumas cartas privadas a amigos e parentes. Especula-se que Lee (como era conhecido pelos íntimos) não aguentou a morte de sua mãe, ocorrida uma semana antes, e o término de seu namoro.


Uma enxurrada de homenagens aconteceram - e provavelmente ainda ocorrerão - ao longo das semanas de moda de outono/inverno. McQueen deixa um legado imenso à estória da moda e, graças a Deus (ou à boa administração de empresas da PPR), François Henri-Pinault deixou claro que a marca continuará a existir. Ainda teremos a benção de ver a última coleção feita pelas mãos de McQueen, que será apresentada semana que vem em Paris. Infelizmente não será um desfile e sim uma apresentação fechada em salão para compradores e mídia convidados. Mas também, o que seria de um desfile sem McQueen e toda sua criatividade para a passarela? Talvez a PPR esteja com razão ao apresentá-la desta forma.

Só nos resta lamentar a morte de um GÊNIO da moda... Gênio em maiúsculo, porque McQueen é um dos pouquíssimos a quem realmente damos reverência. São aqueles raros que aparecem em qualquer ramo e revolucionam, fazem coisas que depois pensamos "como isso nunca existiu antes"?

Tive a honra de ver a coleção de outono/inverno 2009 de McQueen, exposta na Selfridges em Londres. Pode parecer loucura - e eu definitivamente sou louca por moda - mas chorei. Nunca havia visto tão de perto coisa tão linda, perfeita, com tanta riqueza de detalhes e tão bem acabada. Aliás, posso dizer que aquela foi a minha coleção predileta em muitos anos acompanhando moda e, quando tive o presente de vê-la tão próxima a mim, tive a certeza de que meus instintos não estavam errados a elegê-la como top.



long live McQueen.

Friday, 12 February 2010

Style Icon: Alexa Chung




Muita gente no Brasil talvez não conheça Alexa Chung. A inglesa começou sua modesta carreira como modelo mas estourou quando apresentou programas para jovens no Channel 4 britânico. Seu estilo excêntrico e de misturas inusitadas acaba sempre por "combinar" com o jeito da jovem; e, claro, das britânicas.




Contratada pela MTV americana, ela apresentou o diário It's on with Alexa Chung. Misturando entrevistas e apresentações musicais ao vivo com moda e tudo que envolve a vida de Alexa, o programa era uma aposta da emissora para reviver as tardes antes ocupadas pelo extinto TRL (Total Request Live) . De olho em seu estilo louvado internacionalmente pelos fashionistas, ele contava com o auxílio de um blog documentando o figurino da moça e acabou virando febre também do outro lado do Atlântico. Foi cancelado este ano - para a reclamação de muitos nos Estados Unidos - mas já consagrou Alexa como figurinha fácil no circuito da moda e música internacional. Neste quesito, Alexa tem a descolada companhia de seu namorado Alex Turner, da banda Artic Monkeys:



Ela também explorou seu próprio lado musical de carona numa matéria da revista Nylon de setembro de 2009, onde fez um ensaio homenageando VJ's icônicas da MTV de todas as décadas usando roupas inspiradas por elas:



Conseguiu sua primeira capa de revista em outubro de 2008, onde não só apareceu à frente da Elle UK como também em seu editorial principal. Agora ela é a capa da Vogue britânica de março de 2010 - vestindo os infames tamancos da Chanel - e isto consolida de vez seu status de fashion icon.






Nós gostamos muito de Alexa Chung, e deixamos como dica que procurem sempre pela bela inglesa para inspiração. Podem ter certeza que material não faltará!





P.S.: para ver o estilo diário de Alexa Chung, entrem aqui. Em celebração à sua capa de março, a Vogue britânica criou um fotolog da "it girl", onde ela mesma posta suas fotos todos os dias.

E, para ver o estilo de Alexa enquanto apresentava o "It's on with Alexa Chung", clique aqui.

Wednesday, 10 February 2010

Style Icon: V.V. Brown

A música inglesa nos últimos anos tem sido dominada pelas mulheres. Amy Winehouse abriu a porteira e agora existem diversas mini-divas britânicas por aí. Duffy é uma das mais conhecidas, mas há mulheres para todos os gostos: Florence Welch (do Florence and the Machine), La Roux, Little Boots, Pixie Lott, Marina Lambrini (do Marina and the Diamonds), Ellie Goulding... a lista é enorme. Entre todas essas, Vanessa Brown destaca-se por seu estilo:







V.V., como é conhecida, nasceu em Northampton e é a mais velha de 6 irmãos. Seus pais são caribenhos e emigraram para o Reino Unido quando jovens. VV cita seus pais como uma grande influência em sua música, já que eles a deram os conhecimentos de música caribenha, assim como uma influência punk - seu pai se mudou para o Reino Unido no início dos anos 80 e ficou fascinado com a sub-cultura. Dessa forma saiu um som super diferente, com batidas que lembram muito sons brasileiros misturadas com um pop-rock característico inglês ("Game Over", que está em seu primeiro disco, "Travelling like the light", remete bastante à Benjor)






Mas o que mais me chama a atenção em VV não é sua música, e sim seu estilo pessoal. Ela atribui seu estilo de vestir aos anos que passou morando em Los Angeles e depois em Londres. Sem dinheiro e tentando lançar sua carreira musical, ela só podia comprar em lojas vintage e de segunda mão. Com isso, aprendeu a abusar do estilo retrô e se encontrou no estilo pin up dos anos 50 e início dos 60.





Isso não quer dizer que a linda VV se "fantasie". Ela consegue combinar perfeitamente peças antigas com atuais e cria um estilo próprio fabuloso e inspirador. Ou seja, musa para nós do blog - e mais uma opção de inspiração pra vocês!






(para mais sobre VV Brown, visitem seu site, Twitter e MySpace)

 
BlogBlogs.Com.Br