Friday 9 October 2009

de volta para o futuro! - jeans

Por anos, o jeans havia sido restrito às calças que tanto amamos. Porém, a releitura dos anos 80 nos últimos dois anos abriu margem para que o jeans fosse utilizado como material para criação de outras peças de roupa. Com isso, no verão de 2008 vimos o jeans escapando do âmbito das calças, aparecendo em camisas, jaquetas, vestidos e saias - principalmente através da influência da silhueta dos anos 50 e do rockabilly.


Se em 2008 esta tendência apareceu timidamente, em 2009 prepare-se! O jeans volta com força total e com formas até um pouco difíceis de serem usadas. O índigo perde um pouco e força e dá lugar aos materiais mais destruídos, com lavagens bem claras. O uso de rasgos (distressed) como enfeite também é marcante. O desfile de primavera/verão 2009 da Balmain usou e abusou do look anos 80, com calças jeans com lavagem bem clara e com rasgos grandes - todos bem acompanhados por jaquetas com ombreiras pra lá de exóticas, como se tivessem bolas de tênis por baixo dos casacos. bem diferentes das antigas ombreiras com cara de 'jogador de futebol americano' de outros tempos...





A força da moda 'cowboy x índios" traz de volta modelos de jaquetas, calças, coletes, saias e, principalmente, as camisas de cambraia (cambraia é aquele tecido que parece um 'jeans molinho).


Neste verão, aposte em coletes por cima de vestidos, ou então complementando um look com saia e camiseta.




O colete é uma peça versátil e, se bem utilizado, dá um ar super-cool ao look!






Aproveite o calor do verão e use e abuse dos shorts jeans. Dessa vez eles vem com cara de jeans antigo cortado curto, com bolsos saindo pela barra e, de preferência, com a cintura um pouco mais alta.



Cuidado com esse look se você tiver pernas mais gordinhas; esse short é para ter cara de 'roubei a calça velha do meu namorado e cortei'. E também olhe com outros olhos se tiver mais de 25 anos. Ele é um look difícil de acertar, e as chances de ficar vulgar são bem grandes...



Vestidos jeans tem que ser MUITO bem feitos para que fiquem com uma cara super legal e contemporânea - e recomendamos para as maiores de 30 anos que queiram usar o tecido jeans de uma maneira mais formal. Por isso, se você realmente quiser um, invista tempo e dinheiro e compre um que seja UAU!



Mas isso não quer dizer que eles sejam somente para as mais velhas! Vestidos com cortes mais exóticos e ousados ficam ótimos para as mais jovens, como este com estilo bem anos 80, lavagem ácida e bodycon:




Camisas de cambraia são uma das sensações dessa temporada e venderam que nem água em lojas na Europa e nos EUA. Elas são versáteis demais: podem ser usadas fechadas, abertas como uma jaqueta por cima de vestidos, semi-abertas com um top mais fresquinho por baixo, e até mesmo como vestidos.



Agora, tenha muito cuidado ao usar uma camisa de cambraia como vestido!



Primeiro, a camisa tem que ser longa o suficiente para 'parecer' um vestido... E segundo, ela tem que ser MUITO bem acessorada senão, por mais longa que seja, parece que você saiu de casa esquecendo a parte de baixo do look... vide a querida Blake Lively!




Se existe uma celebridade 'trendsetter' que segue as últimas tendências é Rihanna - e ela não desaponta nesse look. Combina a camisa com uma saia bem rodada estilo anos 50 e, com os acessórios, dá ao look um ar de '50's college americana', super em voga nesse verão.





E não tenha medo de ousar - use sua peça de jeans para a noite, combinando com algo bem luxuoso, como um vestido ou saia de paetês.



Para os meninos, apostem na camisa como jaqueta, combinando com camisetas e bermudas. A jaqueta jeans também é uma ótima opção para os que gostam de algo mais tradicional. Também usem a camisa de cambraia com calças chino e com blazers para momentos de 'casual Friday' - se combinar com um sapato náutico e dobrar a barra da calça, você será o mais trendy de qualquer ambiente!





A calça jeans aparece de diversas maneiras, mas a mais chocante definitivamente é a com lavagem ácida. Lembrança trágica dos anos 80 para muitos, a lavagem ácida (também conhecida como 'nevada') apareceu nas calças, em cores mais claras, criando um efeito menos impactante que as da década anterior.



Se você é brava (ou bravo, afinal a lavagem ácida também serve para os meninos) o suficiente para comprar uma calça com esta lavagem, recomendamos que seja ousada no look completo. Uma forma de usar sua calça é com blazer masculino e camisa xadrez, como no look abaixo. Tente complementar a calça com cores que não constrastem muito; assim, o que sobressairá serão as estampas, e não a mistura de cores.


E, se pudermos dar uma dica de 'NÃO FAÇA':



NUNCA use jeans com jeans. É uma mistura que em 99.9% dos casos terminará em tragédia! Como é muito difícil conseguir um look que tenha impacto porém seja contemporâneo (e não se pareça demais com um cantor de música country - ou sertanejo...), é melhor evitar. Existem infinitas formas de se usar jeans - não precisa ser da cabeça aos pés e em uma única vez! :)


0 comentários - Comente aqui!:

 
BlogBlogs.Com.Br