Saturday 3 October 2009

de volta pro futuro!

Resolvi falar um pouco sobre as tendências que vocês verão espalhadas pelas vitrines de verão por aí. Foram um resumo de muitas coisas que vi por aqui na Europa e, como o nome do post diz, muita coisa aparece novamente!


Com isso, tivemos a idéia: que tal falarmos das coisas que mais vimos e mostrar às consumidoras de moda - também conhecidas como vocês, leitoras! - que tem peças que estão no guarda-roupa de todo mundo que podem sair pra passear por mais um verão? 

Nesse clima de crise, nada melhor do que falar em peças que podem ser reutilizadas, né... Então, aqui vão as tendências que vimos na primavera-verão europeu, pra que vocês saiam super bem informadas e lindas por aí!

"anos 50 - golden age dos EUA": anos 50 lembra elvis, rockabilly, brilhantina, saias rodadas e uma época de inocência.



• ano passado o foco principal desse tema eram as estampas que remetiam à bandeira americana (estrelas e listras), assim como estampas de poá, jeans, saias rodadas (porém mais curtas que as originais - a nova versão veio mais acima do joelho).
• Esse ano o foco é mais "college kids nos anos 50" - muitos cardigans de tricô, estampas de listras continuam fortíssima, camisas pólo, jeans (claro!), e aquele xadrez bem "mesa de cantina italiana".


estampas étnicas:

  • ano passado as estampas étnicas tinham influência de todas as partes do globo. aliás, em diversos desfiles, a mistura de duas ou mais estampas criava um look que evocava muito um estilo "neo-hippie".



  • esse ano as estampas étnicas continuam, e as influências continuam vindo de todos os lados! a grande diferença para esta estação é que não há 'mistura nas etnias' (tente se basear em uma única influência étnica!). o look tribal africano se baseia nas estampas de animais, adornos com plumas e contas. o look asiático é bem característico do Japão, com estampas e cortes de peças baseados em geishas e indumentária tradicional. aposte também nas peças com look tribal norte-americano - os índios dos filmes de apache! e, novamente, a mistura de estampas aparece; desta vez com a temática "velho oeste". misture xadrez com tribal, um look bem cowgirl/cowboy moderno! franjas, contas e plumas também são bons adornos. as estampas aztecas (típicas do méxico) também são uma aposta certeira. afinal, o cowboy do velho oeste lidava com índios E mexicanos! :D

florais:
  • ano passado as estampas florais apareceram em peso. em sua grande maioria os florais eram bem pequenininhos, dando aquele ar de 'vintage', descoberto no fundo do baú da sua avó.
  • esse ano os florais vem em todos os tamanhos e formas. Contudo, os mais vistos nas passarelas foram as estampas de rosas e florais com cara de pintura impressionista (com cara de que está meio 'borrado'). As estampas pequeninas ainda aparecem, mas já dão mais espaço às mais grandes.

calças estilo harem/saruel:
  • ano passado elas foram o "novo modelo" de calça nas passarelas. Elas vinham bem molengas e com um cós bem baixo, no melhor estilo 'hammer pants' (do famoso MC Hammer).
  • esse ano a saruel continua com toda força, porém já com um ar mais estruturado. O look deixa de ser 'hammer pants' e passa a ter mais cara de calça 'cenoura' - a famigerada calça dos anos 80 que não faz bem ao quadril de ninguém! (ai meu deus...)

cores fortes:
  • o look do ano passado exigia muitas cores fortes, características do início/meio dos anos 80. elas eram baseadas nas cores do por-do-sol: rosa, laranja, coral, vermelho, amarelo. vestir peças de cores contrastantes de repente se transformou em algo super bonito.
  • as cores do por-do-sol continuam fortes, porém dão espaço para tons ácidos. vêm mais com força as cores neon, evocando um look bem do meio dos anos 80. o tom de azul cobalto vem com muita força essa estação - e é uma boa aposta para compras, caso você não tenha nenhuma peça nessa cor. o cobalto combina com todos os tipos de cor de pele e cabelo, além de combinar maravilhosamente com branco, preto, jeans (escuro e claro), e até mesmo as cores do por-do-sol!

Ufa! Gente, ainda falta bastante coisa pra falar, mas acho que deixo o resto das minhas considerações para um novo post! Muita informação me deixa tonta! Mas acho que é o suficiente para vocês já irem pesquisando no guarda-roupa as peças do verão anterior e ver quais delas merecem sair mais um ano pelas ruas...

0 comentários - Comente aqui!:

 
BlogBlogs.Com.Br