Thursday 8 October 2009

Sayonara, Versace!



Em comunicado oficial, a Versace anunciou hoje o fechamento de todas as suas lojas no Japão. A medida foi justificada como parte de uma renovação de estratégia de marketing e posicionamento econômico da empresa, impulsionada pela entrada do novo diretor executivo Gian Giacomo Ferraris em junho.

Tradicionalmente responsáveis por uma grande fatia do consumo de produtos de luxo no mundo, os japoneses enfrentam uma séria recessão agravada pela crise econômica do ano passado. O setor sofreu uma redução de quase 11% nos lucros comparado à mesma época em 2007. A Versace viu seu lucro nipônico encolher de ¥4.1 bilhões para ¥1.6 bilhões em quatro anos, apesar do crescimento de mais de 15% no resto do mundo. A gigante LVHM também contabiliza uma queda astronômica de 20% nas vendas em suas boutiques no país (somente no primeiro semestre deste ano) e cancelou planos para inaugurar uma extravagante loja de 12 andares no elegante bairro Ginza:



Enquanto isso, as empresas voltam suas atenções para outros países asiáticos com o mercado em franca expansão. Pela primeira vez na história, a China deve ultrapassar os Estados Unidos como o segundo maior consumidor de produtos de luxo, sendo responsável por 25% das vendas do setor (que também inclui carros e jóias), totalizando $50 bilhões de dólares ao final de 2009. Juntas, Versace, Gucci e Louis Vuitton já contabilizam quase oitenta lojas espalhadas por 30 cidades chinesas, incluindo duas recém-inauguradas flagships abertas este ano:





Humilde, não?

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