Tuesday 6 October 2009

final de temporada

Lendo um artigo no Financial Times de sexta passada sobre a semana de moda de Paris me veio a "descoberta": esta temporada primavera/verão 2009 (e a temporada outono/inverno 2009 para o hemisfério norte) são as últimas da primeira década do século 21. Fechamos os anos 00, os 'noughties'.

O mais engraçado ao pensar nisso é que, desde que a paixão por moda começou a crescer dentro de mim (por volta de 1997), eu nunca pensei em tendência de moda como algo tão real e presente. Eu era completamente fascinada em como as pessoas conseguiam perfeitamente definir uma época da história somente pelas roupas que as pessoas vestiam em fotos, e como se podiam agrupar designers e tipos de peças de roupa em determinados momentos tão facilmente.




Também me lembro perfeitamente pensar: nossa, estamos em (1998, 2000, 2003, 04, 05 - que seja) e, pela primeira vez, não vamos ter um estilo de roupa que "nos defina". Ledo engano.

Hoje, ao olhar pra trás, consigo ver perfeitamente as roupas que nos definiam naquele momento: no final dos anos 90, o estilo "spice girl" reinava. Uma afluência de tons pastéis com misturas meio duvidosas anos 70 com moda pré-adolescente. Quando vivi o final dos anos 90, achava que nossa moda tinha evoluído muito em relação ao grunge e ao power dressing dos anos 80 - de novo, ledo engano. Sei que daqui a pouco vamos reviver essa época, e eu vou morder minha língua - mas o final dos anos 90 não me deixa muita saudade agora...



O mesmo se pode dizer dos noughties: o início trouxe uma revolução de tecidos mais modernos e, com isso, o império das calças jeans com stretch. Bom pra muita gente, nem tanto para mim. Respeito TOTALMENTE a evolução do material - na verdade, acredito que foi uma descoberta de muito valor. Meu problema é o mau uso do jeans pelas ruas diariamente, agora que ele se tornou mais "confortável". Além do jeans, o avanço na pesquisa de diversos outros tipos de material transformaram nossos guarda-roupas. Isso será lembrado como um marco na história da moda.

E quanto à moda em si, o que podemos dizer dos primeiros dez anos do século XXI? Será que em 2190, nossos netos e bisnetos olharão para as nossas fotos e dirão "jesus, o que é isso que eles vestem?!?!"?

Acho que os noughties também terão a sua definição. Também serão conhecidos como a "década em que...", como os anos 90 foram a década do grunge, os 80 a década da bizarrice e os 70 a década dos hippies e disco. Eu só ainda não consigo identificar esses anos ainda.




E vocês, o que acham? Seremos conhecidos como os tios/pais/avôs que viveram o que?

0 comentários - Comente aqui!:

 
BlogBlogs.Com.Br