Thursday 18 November 2010

o casamento real: Prince William & Kate Middleton (a royal wedding!)

Eu tenho que admitir uma coisa: sou com-ple-ta-men-te apaixonada pela família real britânica. Na verdade eu sou apaixonada por qualquer família real... e olha que eu não tinha o menor interesse por essas coisas até me mudar pra Inglaterra. Sempre achei estranho países terem famílias reais que não representavam mais nada - afinal a grande maioria das famílias reais européias não detêm mais quase nada de poder político, é mais uma questão de mera tradição. E ao me mudar pra Londres compreendi que essa "mera tradição" não tem nada de irrelevante...

Foi só em Londres que descobri tudo sobre a vida da Princesa Diana e o encantamento que ela produzia em milhões de pessoas. Enquanto vivia por lá, Mohamad Al-Fayed - antigo dono da Harrods e pai de Dodi Al-Fayed, namorado de Diana - entrou com um processo contra o governo britânico pela morte de ambos. Ele sustentava uma teoria da conspiração onde Diana e Dodi foram assassinados a mando da Rainha. .Dava pra sentir a comoção ao redor desse assunto e como a presença de Diana, apesar de anos após sua morte, ainda era fortíssima.


capas de várias revistas e jornais de 3a e 4a feira (ontem e anteontem!)


Então não é nenhuma surpresa para mim ao acordar anteontem em Londres e ter TODOS os jornais estampados com o anúncio do casamento do Príncipe William com Kate Middleton. A BBC News 24 (e todos os outros noticiários) constantemente anunciando o casamento como a notícia mais importante do dia e este também sendo o assunto mais importante em todas as conversas ao meu redor ao longo do dia. Kate preenche um vácuo criado pela morte de Diana na mente dos milhões de britânicos (e outros tantos ao redor do mundo!), e obviamente a pressão não será nem um pouco pequena.

Me lembro de ler em Grazias, Looks, Elles e Vogues estórias sobre o estilo de Kate, além de mil e uma capas de jornais falando sobre sua família "plebéia" e estórias (algumas reais, outras inventadas) que relatavam escândalos, intriga, problemas conjugais e ciúmes. Desde que William assumiu seu namoro com Kate o interesse por ela foi constante e em 2007 ela entrou com uma injunção na justiça contra os papparazzi que a assediavam constantemente. Me lembro de pensar "que vida dos infernos" porque a menina não podia sair de casa - havia uma horda constante de fotógrafos plantados na porta de sua casa, eles assediavam os vizinhos perguntando sobre fofocas e causavam um constante engarrafamento no bairro. Pouco tempo depois a Clarence House (nome do prédio que representa a sede da monarquia) anunciou que Kate teria seguranças 24 horas por dia fornecidos pela guarda da Rainha.



fotos da tarde de 3a em Londres... um frenezi só pra pegar esse jornal! 
(ele é grátis e distribuido todos os dias ao final do dia)


A vida de Kate só ficou tranquila depois que ela e William terminaram seu namoro por alguns meses em 2007. Há especulações na mídia que o término do namoro somente aconteceu para que os repórteres largassem do pé de Kate, e no final de 2007 ela e William foram vistos juntos novamente. Logo depois disso William se formou na Academia Militar e pediu para servir em uma base no norte do país de Gales, uma área bem remota do país e razoavelmente isolada. William chamou Kate para morar com ele e, num momento nunca antes visto na história real do Reino Unido, um príncipe estabeleceu residência com sua namorada sem qualquer vestígio de casamento no ar. Sinal dos novos tempos!


fotos dos noivos no anúncio oficial de seu noivado - olha só quantos olhares românticos!


Acho que é um pouco difícil para muitos de nós entendermos essa relação com uma família real. Afinal a nossa só durou dois reinados e não temos essa tradição enraizada na nossa cultura. Porque ela não é uma relação que nem as que temos com celebridades, sabe? De querer imitar (sejam as roupas ou o corte de cabelo) ou simpatizar com o estilo daquela pessoa. É uma coisa muito mais distante, bem coisa de 'conto de fadas' mesmo mas que, ao mesmo tempo, representa a coletividade, as tradições, a essência do país. E o mais engraçado é que muita gente pode até ser contra a família real, mas quase todo mundo é super antenado nos modelitos que Kate usa (ou que Diana usava)...


as comparações com Diana (que já haviam começado quando eles começaram a namorar anos atrás) tendem a se intensificar...



William possivelmente será o novo rei britânico - estudiosos da família real vêem que, após a morte da Rainha Elizabeth há uma grande possibilidade do Príncipe Charles abdicar o trono em favor de seu filho - e esse casamento terá o peso desse título pairando no ar. Por isso mesmo - e também pelo furor que um casamento real normalmente causa nos britânicos - todos estão já em clima de festa. Hoje mesmo vendo o BBC Breakfast (como se fosse o Bom Dia Brasil do Reino Unido) havia um segmento enoooorme falando sobre a memorabilia que já é vendidas nas ruas: canecas, camisetas, pratos decorativos, santinhos... E até mesmo um dos jornais de maior circulação do país teve em sua capa estampada que o casamento injetaria um bilhão de libras na economia!




Pra gente é só um casamento, mas pra eles é uma aquecida na economia, o começo de uma nova era (já que William será o novo rei), e principalmente o nascimento de uma nova style icon? No próximo post farei uma análise do estilo de Kate só pra vocês!

P.S.: Pra quem quiser ver a entrevista exclusiva que a ITV fez com os noivos logo após o anúncio do casamento, é só clicar aqui! Avisos: está em inglês e sem tradução... e eles estão muito fofos! :)

P.S.2: Quem quiser ver a cobertura do casamento real, é só clicar aqui!

3 comentários - Comente aqui!:

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo said...

Carol, fiquei até emocionada lendo seu texto tão bem escrito, também adoro estas "histórias", estas garotas fora do padrão, que chegam e acontecem, parece que está escrito mesmo rsrsrs, bjs, Va.

Lay Rosa said...

AAh q lindos ..sempre amei a familia real e principalmente os principes!

bjus

Karol Sueto Moreira said...

Oi, Querou! Adorei o post. Informativo e, principalmente, sem preconceitos. Normalmente, vemos na internet posts dizendo que ela é interesseira e que ele é careca. Não sei se isso é inveja ou se é só pra depreciar um casal que parece mesmo tão enamorado. Confesso que tenho uma inveja branca dela, viu? William foi o príncipe encantado da minha adolescência, rs. Sucesso aos dois, com um casamento lindo e cheio de felicidade e cumplicidade.

 
BlogBlogs.Com.Br