A seção de moda e estilo do New York Times publicou na 5a feira passada um artigo entitulado "The New Adventures of Old Elaine", falando sobre o personagem da série Seinfeld - Elaine Benes - e como seu estilo está sendo "copiado" por mulheres em NYC. O título brinca com o nome da nova série que Julia Louis-Dreyfus (a atriz que interpretava Elaine em Seinfeld) é protagonista, "The new adventures of old Christine". No texto, o jornalista William van Meter fala sobre como o verão trouxe uma proliferação de "Elaines" pelas ruas de Nova York, todas com seus vestidos florais, mocassins com meias, botas estilo "Doc Martens", coques presos no alto da cabeça e roupas até um pouco "conservadoras".
Quem lê bastante sobre moda sabe que a seção de estilo do Times é tão vanguardista quanto as peças dentro de um museu de história natural. Eles sempre vem com estórias que já circulam há tempos, com a desculpa que o "leitor médio" não acompanha a moda como os fashionistas. Mas devo dizer que eles foram relativamente vanguardistas ao colocar Elaine como o ícone de estilo dessa temporada. Até o presente momento ninguém havia "levantado a bandeira" de uma pessoa, uma banda, um personagem certo para definir o look dos tempos atuais (uma estação pra trás e uma pra frente). E o NYT o fez primeiro; com alguém bem insólito, devo adicionar.
É fácil olhar para aquela época e ver que Elaine não era "detentora universal" daquele estilo. As meninas do 90210 (Barrados no Baile no Brasil) ou Melrose Place vestiam versões mais "usáveis" do "estilo Elaine" - e devo dizer que Andrea do Barrados era quase uma Elaine novinha, tanta a semelhança de suas roupas com a única "menina" de Seinfeld. O mesmo look também pode ser visto em filmes: quase todos estrelados por Winona Ryder, Andie MacDowell e Meg Ryan no período 1988-1994 tem looks totalmente "Elaine". Até mesmo os primeiros anos de Friends se encaixam perfeitamente nessa descrição.
O interessante é que Elaine tinha um estilo mais "conservador" que a maioria das outras personagens de sitcoms. Como ela era mais velha (penso eu!), suas roupas refletiam o que uma mulher de 30 e poucos anos usava no início dos anos 90, com blusas mais fechadas, mangas e comprimentos mais longos e sapatos com saltos mais baixos. E essa revisão dos anos 90 não vêem baseada nas meninas adolescentes ou nas de vinte e poucos anos, vem com a cara mais reservada de uma mulher mais velha, nova-yorquina que trabalha e precisa "manter a compostura".
E dá pra ver nos sites de street style que o estilo de Elaine está mesmo presente. Mocassins com meias voltam a aparecer, saias longas são um *must* da estação, os florais pequeninhos (estilo Liberty) com tons mais escuros ganham mais espaço, o balanço de rendas e feminilidade em contraposição com peças pesadas e/ou masculinas como jaquetas de couro, blazers mais longos e casacos com corte masculino... todos estão presentes no armário de Elaine.
Vale até mencionar a peça-chave da estação: o casaco cor de camelo. Ele era o "melhor amigo" de Elaine. O corte da estação é clean e com toques bem masculinos, assim como o da companheira de Seinfeld.
O artigo ainda menciona a atriz Chloë Sevigny como o ícone atual que mais reflete o estilo de Elaine, sabendo perfeitamente balancear peças como blusas de mangas compridas e golas fechadas com saias longas ou calças de cintura alta sem parecer...., bem....., uma completa maluca. E realmente, tenho que dizer que os looks de Chloë não são para qualquer um. A moça tem um dom que poucos são detentores e recomendo muita precaução ao tentar copiar o estilo dela da cabeça aos pés - e exatamente o mesmo deve ser dito do estilo de Elaine.
Acho que nesse momento a maioria vai dizer um "cruz credo" bem alto e jurar que nunca vai usar Elaine como "ícone" (e nem Chloë Sevigny!) para montar um look. A jornalista de moda Hadley Freeman (que, aliás, tem um livro ótimo sobre moda chamado "The meaning of sunglasses: a guide to (almost) all things fashionable") escreveu a um ano atrás no Guardian que "os anos 90 foram a década em que o bom gosto foi esquecido". E, verdade seja dita, muitos dos looks dos anos 90 são verdadeiramente impensáveis - indo do cabelo sebento dos grunges às plataformas de drag queen das Spice Girls. Mas uma coisa que sempre devemos levar em conta é que a moda anda em movimentos cíclicos. O que ontem era cool hoje é insuportável; até anteontem estávamos adorando roupas em neon, hoje queremos os tons neutros para *limpar o palato*...
Por isso vou ter que discordar de Freeman no aspecto da "inutilidade" dos anos 90 e apelar ao Searching for Style (pois é, de novo! Alexandra tá me matando com os posts dela...) para referência. No blog, Alexandra Suhner explica a "Lei de Laver" e a teoria dos ciclos da moda. Laver dá um período de 50 anos para que um estilo específico volte a ser "palatável" e as pessoas queiram se vestir novamente com ele (ou não se sintam "incomodadas" com a presença dele). Essa volta dos anos 90 não se encaixa perfeitamente na teoria; porém acredito que a revolução nos meios de comunicação e o maior acesso à informação tem acelerado esse movimento, fazendo com que estejamos cada vez mais rapidamente revisitando o passado. Por isso mesmo penso que hoje Hadley Freeman até esteja menos "extremista" em relação aos anos 90 - afinal, um ano se passou desde que ela escreveu o texto, e ao longo desse ano passamos do amor tórrido pelos anos 80 para um "namoro" com os 90.
A verdade é que, como toda releitura da moda, a forma que marcas, revistas, designers e produtores de moda usam essas informações é a mesma: em doses homeopáticas pra não correr o risco de que consumidores pensem que a produção foi feita para uma gravação de um filme de época. Claro, as mais vanguardistas já estão nos lookbook.nu's da vida "fazendo a Elaine" da cabeça aos pés - e elas sempre vão levar a forma como se vestem a limites mais extremos. Mas a maioria das pessoas nem vai sentir a transição e, de repente, vai se pegar sonhando, desejando e comprando um vestido igual ao que Elaine usou em 1991. E pior: vai vestí-lo com um mocassim e bolsa tipo saco (ou mochilinha!), pensando que a combinação fica bem.
1 comentários - Comente aqui!:
Tambem acho que a moda ta bem anos 90.
Nao entendo porque o povo fala tanto dos 80.. achoq ue so 80 ja deu o que tinha que da,ahahah.
Adoro um vestidinho florido + blazer na co verde khaki militar,ahaha
Post a Comment