Wednesday 31 March 2010

a sina dos batons vermelhos

O inverno vai chegando no Brasil - bom, não na temperatura, mas no calendário... - e eu resolvi falar sobre uma das pequenas modices que adotei no inverno que passou por aqui: o batom vermelho. Em quase todas as passarelas de outono/inverno o batom vermelho reinou absoluto; foi a opção preferida de diversos estilistas, desde a Maison Martin Margiela até Jean Paul Gaultier, passando por Dolce & Gabbana, Armani e Dior.


vermelho tomate na giorgio armani e quase cor de uva para dolce & gabbana


Pra quem me conhece, sabe que eu nunca usei batom - ou melhor, usei batom aos 15/16 anos de idade, quando a moda era aquele batom dourado horrendo, que deixava todo mundo mais pálido e com cara de doente que comeu ouro em pó. Mas, graças aos céus, eu aprendi (e aprendo todo dia) a ser uma pessoa mais fashion, e aqui estamos, no caminho de algo melhor.


liv tyler, lindésima, pra givenchy rouge. quem dera ter uma boca assim... 
usava batom todo dia!


E, em aprendendo a ser pessoa mais fashion eu percebi que usar batom não é uma tarefa fácil. Assim como pintar os cabelos (já fiz quase tudo com meu cabelo), usar batom tem toda uma teoria por trás: a cor da sua pele, o tom que existe por debaixo da pele, a cor do cabelo, e por aí vai. E, sinceramente, eu fiquei mais preocupada em aprender sobre roupas que maquiagem. Cá entre nós, eu faço bem meus olhos, então sempre deixei a saga do batom "pra depois". E o "pra depois" chegou nesse inverno.


as passarelas da dior e gaultier no outono/inverno 2009-10:
 apostando nas bocas vermelhas com estilo vintage


Acho que estava de saco cheio de estar sempre com a mesma cara - olhos pretos, boca sem nada (minha boca é bem rosadinha, então passo tranquila sem batom) - e queria dar uma variada. E, de uns tempos pra cá o batom vem voltando com tudo, em diversas cores, não importa a temporada. Bateu aquela vontade de seguir o fashion pack em mais este mini-movimento, e assim fui eu para o stand da MAC na Selfridges sentar por horas e descobrir qual seria o meu batom.


mal sabia eu que a chanel logo logo ia relançar a linha rouge coco...


Chegando lá fui atendida por uma maquiadora suuuuuuper bem humorada e paciente que, coincidentemente, se chamava Ruby. Destino chamando e falando: se joga! Falei pra ela que tinha vontade de aprender sobre batons, em especial os vermelhos. Que sempre tive vontade de usar mas tinha um medo ENORME de sair tudo errado e ficar parecendo um palhaço. Ela, muito simpática, me disse que pessoas que não estão acostumadas a usar batom sempre se sentem como palhaças, mesmo que seja um tom de nude... Ou seja, não comecei bem.


o counter da llamasqua bem na frente do counter imenso da MAC - foi a única foto que achei da Selfridges! Aliás, recomendo a Llamasqua, marca nova inglesa de cosméticos.


Mas ela me acalmou logo depois - acho que minha cara de decepção foi bem visível - e disse que colocaria vários batons para eu olhar e ver se me sentia confortável em algum. Como eu também estava ali para renovar meu estoque de maquiagem do dia-a-dia (leia-se dois tipos diferentes de corretivo, base, rímel e eyeliner), acho que ela não tava preocupada em perder tempo comigo. E lá foi ela atrás dos batons, me perguntando antes se eu gostava de batons mais cremosos ou mais matte (matte, eu como batom se ficar melando na minha boca!). Me trouxe seis batons diferentes, que iam do quase bege ao quase preto! Mas, de cara, caí no vermelho. Ruby Woo era seu nome - e até ela riu quando disse.


Ruby Woo - da linha retro matte lipstick


Ela aplicou o batom em mim - assim como toda a maquiagem que eu havia selecionado para levar - e eu fiquei olhando aquela pessoa no espelho, sem saber quem era. Ruby, super gentil, me disse que era um vermelho muito intenso para uma "iniciante"... mas eu gostei. Apesar de ser de um impacto surreal, apostei e levei o batom pra casa. Agradeci imensamente à Ruby e disse que não teria como esquecê-la (e, se algum dia esquecesse, o batom me lembraria!).


vintage style, minha musa daisy lowe e uma maquiagem perfeita para dar inspiração


Cheguei em casa, me olhei no espelho e a primeira coisa que veio à mente foi: como é que você saiu na rua com ISSO na cara?!?! Guardei as compras e anotei mentalmente o "devolver o batom o mais rápido possível". Semanas se passaram e, cada vez mais eu reparava nas ruas meninas lindas andando todas felizes com seus batons vermelhos. Aos poucos, aquilo foi me inspirando e me dando mais vontade. Voltei à MAC e dei de cara com Ruby. Ela me perguntou como ia o batom e eu disse que não tive coragem de usá-lo. Ela me encorajou, disse que era assim mesmo, e que com o tempo eu me acostumaria.


musa inspiradora vestindo ruby woo e american apparel


Voltei pra casa e resolvi colocá-lo - era só um batom e, no máximo, eu jogaria 12 libras fora. Fazer o que. Resultado imediato - meu marido adorou. Fiquei com um pé atrás mesmo assim, e ainda dei mais uns dias. Dia desses acordei corajosa e resolvi sair de casa com o batom. Continuei me sentindo um palhaço de circo, mas me surpreendi positivamente com vários elogios e perguntas sobre a cor e marca do batom. Realmente é impressionante a diferença sobre como nos percebemos e como as pessoas que não nos conhecem nos percebem. A maioria das pessoas que veio conversar comigo (juro, foram umas quatro diferentes!) tinham certeza de que eu era uma profissional no quesito batom vermelho. E eu, na minha primeira saída!

Passo seguinte na minha "evolução": postar algumas fotos pra vocês, pra mostrar como ficou o batom. Ainda não me sinto 100%, mas marchando sempre em frente. Quem sabe um dia...






gostei dessa foto, com meu reflexo no óculos - sou um fantasma vivo!




difícil tirar foto de si mesmo, viu? invejo as que conseguem


Não precisam dizer como ficou... é só pra constar. E se vocês quiserem saber como procurar um batom vermelho, uma boa leitura é o blog My Perfect Red, que tem dicas ótimas. Um post ótimo, que explica sobre os tons de pele é esse: http://myperfectred.blogspot.com/2009/04/how-to-wear-red-lipstick.html. Espero que gostem!

2 comentários - Comente aqui!:

nona said...

Querou, AMEI esse post! Tenho problemas sério com batom vermelho também, me sinto a Carmem Miranda total. E, assim como vc, também comprei um na MAC e NUNCA usei!!! hahahaha... mas garanto que vou usar hj a noite... Beijo!

querou aquino said...

hahahahahaha nona! acho que acontece com todas nós, sabia? mas vai com fé, aos poucos você vai se acostumando... eu acho que tô 55% lá.

ainda falta muuuuuito pra acostumar, mas hoje saí de novo com batom - por isso o post - e recebi um elogio lindo! um senhor de uns 70 anos ou mais me disse que não via mais mulheres usando maquiagem "de mulheres" há tanto tempo, e que ele estava impressionado em como eu havia lembrado ele dos tempos em que ele era jovem e mulheres se vestiam como mulheres. e olha que eu estava de legging preta e cardigan de cricket!!!

ou seja, batom vermelho é aquela coisa meio lauren bacall, anos 40/50. as pessoas na hora lembram disso. screen sirens, sabe? vai na fé que você vai arrasar, mesmo se achando a carmen miranda! hahahahahaha!

 
BlogBlogs.Com.Br