Thursday 18 March 2010

tendência: a volta das artes manuais!

De alguns anos pra cá as pessoas no Reino Unido tem querido voltar com diversas tradições. Seja por que o mundo está cada vez mais rápido e as mudanças repentinas criam uma sensação de insegurança ou mesmo porque tudo na vida tem um ciclo e talvez seja o momento do revival, a verdade é que muitas tradições estão tocando os corações dos britânicos.

E, dentre esses revivals de tradições, entram as "arts and crafts", como bordados, crochê, tricô, pintura, marcenaria, tecelagens em geral, cerâmica, entre outros. É claro que a gente tem que levar em conta que sempre houve incentivos muito grandes no Reino Unido para que essas artes nunca morressem. Muitas delas são ensinadas nas escolas, tem incentivos do governo para que existam cooperativas, aulas para adultos e terceira idade, além de muitas exposições e fundações destinadas ao tema. Mesmo assim, o último boom dessas artes manuais no Reino Unido foi nos anos 60, e o declínio era cada vez maior.


Isso até poucos anos atrás, onde o interesse pelas artes e moda cresceu absurdamente e, de uma hora pra outra brotaram cursos de artes manuais por todos os cantos. Até a comissão européia fez um artigo sobre como a volta do knitting estava influenciando os costumes britânicos. Eu me lembro de ver em Starbucks no centro da cidade meninas de 16 anos fazendo crochê enquanto conversavam e tomavam seus cafés, meninos interessados em carpintaria e pintura, velhinhos perto de onde eu morava fazendo aulas de cerâmica. Isso claramente se reflete no mundo das artes, onde o aumento do interesse de estudantes por faculdades de artes aumentou consideravelmente. E, aparentemente, nem a crise financeira afastou os alunos de escolhas mais "incertas" como artes plásticas ou moda.


super relaxante

Refletindo este espírito, o Victoria & Albert Museum lança na semana que vem a exibição "Quilts 1700-2010". Para quem não sabe o que é quilting, vamos lá: de acordo com a Wikipediaquilting é o processo usado com agulha e linha para juntar dois ou mais tecidos. Em bom português, sabe como ficam os edredons, com aqueles quadradinhos "fofinhos"? Isso é quilting.


quilt de 1730

A curadora Sue Prichard disse iniciou o projeto de criar esta exibição em 2004, quando viu que o interesse nas artes manuais renascia. Pesquisando nos arquivos do V&A, os curadores do museu encontraram uma vasta quantidade de material e montaram a exibição com colaborações da National Gallery of Australia, do Ulster Folk and Transport Museum e do Glasgow Museum, além do acervo próprio.


Victoria & Albert Museum, sempre na vanguarda das artes


Assim que foi lançada a exibição, a procura por ingressos disparou e, a uma semana da abertura já foram vendidos mais de oito mil ingressos. Ou seja, prova maior que as artes manuais estão de volta não há. E você, já aprendeu a crochetar ou a fazer um vaso de cerâmica? Não? Ih, tá por fora...

0 comentários - Comente aqui!:

 
BlogBlogs.Com.Br